Atividade reúne ex-participantes do curso “Planejamento das Condições de Ensino”

20160708_092801Um evento com o objetivo de reunir todos os ex-participantes do curso “Planejamento das Condições de Ensino” foi realizado neste dia 8 de julho, no Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem – (EA)². O encontro, além de propiciar um espaço para troca de experiências, culminou na criação de uma agenda de atividades para o segundo semestre.

O curso “Planejamento das Condições de Ensino”, ministrado pelo Prof. Sérgio Leite – Coordenador do (EA)², já teve cinco edições e tem como objetivo possibilitar aos docentes condição para discutirem questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos. Analisam-se as etapas para o planejamento de um curso: 1) definição de objetivos, 2) avaliação diagnóstica, 3) organização dos conteúdos, 4) estratégias de ensino e 5) formas de avaliação. Procura-se apresentar e discutir, em cada etapa, concepções diferenciadas, como a aprendizagem ativa e avaliação formativa. A dinâmica do curso prevê que estes tópicos sejam apresentados em sala-de-aula, desenvolvidos em discussão e exercitados em tarefas. Como objetivo final, os docentes participantes devem planejar e implementar sua disciplina à luz dos novos conhecimentos.

O encontro reuniu participantes de todas as edições e permitiu aos ex-alunos e coordenadores a troca de experiências, com relatos individuais sobre os resultados da reformulação das disciplinas e mudanças nas práticas pedagógicas. Foi passado um formulário para os ex-participantes responderem, solicitando uma descrição detalhada sobre os impactos que o curso promoveu em suas práticas de ensino. Alguns aspectos foram ressaltados pelos docentes, como: mudança de percepção em relação ao conceito de ensino e aprendizagem, aumento da importância do papel do aluno no processo de planejamento, mudanças de conduta e estratégias de ensino, constante auto-avaliação e a aplicação de metodologias diferentes, conforme a turma e o conteúdo.

Além da rica troca de experiências e coleta de sugestões para melhorias, a coordenação do EA2 elaborou uma agenda de atividades. Neste segundo semestre de 2016 já estão planejados dois encontros: uma Oficina, em 23 de setembro, onde será desenvolvido o tema “Ensino Ativo” e um encontro para troca de experiências e outro em 11 de novembro,  com a pauta “Avaliação”. Estes dois eventos ocorrerão no Auditório do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem.

Programa e informações do evento