Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior Unesp, USP e Unicamp lançam rede em Congresso Nacional de Formação de Professores

Durante os III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, realizados em Águas de Lindóia, entre os dias 11 e 13 de abril, ocorreu o lançamento da Rede de Apoio à ocência no Ensino Superior (RADES). Formada por professores da Unesp, USP e Unicamp, a rede visa construir um espaço coletivo de ações de formação pedagógica e articulação da produção do conhecimento sobre o tema.

A RADES articula as ações existentes nas três universidades de apoio pedagógico aos professores universitários, segundo Alessandra de Andrade Lopes, professora da Faculdade de Ciências da Unesp, Câmpus de Bauru, e coordenadora executiva do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp “Professora Adriana Josefa Ferreira Chaves” (Cenepp). O grupo de gestores ainda busca articulação com outras redes de apoio pedagógico nacionais e internacionais. “Nosso foco é fomentar ações voltadas aos professores universitários em instituições de Ensino Superior, e também construir um acervo de produções acadêmicas sobre o tema”, salientou Alessandra.

Com o lançamento da rede, deverão ocorrer fóruns itinerantes a cada dois meses, envolvendo os participantes e pesquisadores.

A formação pedagógica dos docentes universitários
Anterior ao lançamento oficial da Rades, os participantes dos congressos assistiram ao colóquio Programa de Formação Pedagógica Continua dos Professores do Ensino Superior  nas Universidades Públicas, que aconteceu no segundo dia de atividades (12/04).

Em formato de palestras, os professores Alessandra, Maria da Graça Nicoleti Mizukami, da Ufscar, e Sérgio Antonio da Silva Leite, da Unicamp, falaram das iniciativas de suas instituições para a formação pedagógica de seus docentes.

Leite falou das atividades de trabalho e a coordenação dos grupos de pesquisas. Apresentou os espaços da Unicamp, que a partir de 2011 resolveu encarar os problemas da graduação. Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do ensino de graduação por meio de políticas com elevação da qualidade do ensino.

Muitos professores doutores não foram preparados para ministrar aulas, ou seja, não tiveram acesso à formação pedagógica, de acordo com Leite. Na Unicamp, ele atua em cinco programas, como: a avaliação do ensino de graduação; oferecer subsídios teóricos e práticos para discussão e referências de qualidade do ensino de graduação; acolhimento de novos docentes em colaborar com o processo de adaptação às novas condições institucionais da Unicamp.

Esses programas têm por objetivo possibilitar que cada professor planeje os cursos de graduação sob sua responsabilidade e estimular eventos que priorizam as reflexões e ações a partir de propostas de metodologias de aprendizagem ativa e de análises práticas, onde os docentes relatam suas experiências. Leite encerrou sua fala destacando o trabalho de conscientização da política de valorização da docência de graduação na Unicamp com três grandes propostas: qualificação do trabalho docente; projeto político pedagógico e avaliação do trabalho pedagógico.

Maria da Graça relatou experiências práticas feitas em 2012, quando atuou com cerca de 400 docentes na Ufscar. Nessas atividades, abriu-se espaço virtual para discussões sobre o Ensino Superior, envolvendo professores iniciantes, chamado de Espaço de Desenvolvimento da Docência (EDD).

A metodologia usada pela professora é centrada no relato das experiências profissionais dos professores de diferentes áreas do conhecimento, para detectar as necessidades de ações didático-pedagógicas para a consolidação do processo de ensino-aprendizagem na Universidade. Ela acentuou que a ação não é realizada no momento, por falta de verba.

Já a professora Alessandra fez uma apresentação focada nas ações e objetivos do Cenepp. O centro de apoio pedagógico aos docentes da Unesp evoluiu de programa para núcleo, até consolidar-se como centro, ligado à Proó-reitoria de Graduação (Prograd).

O Cenepp é formado por um comitê central, uma rede com 33 comissões locais, 11 pólos regionais, envolvendo 314 professores de um universo de 34 unidades universitárias, 24 Câmpus e 3.740 docentes.  E por meio da promoção de oficinas e workshops busca a formação pedagógica contínua dos professores da Unesp, com ações específicas voltadas aos docentes ingressantes na carreira. O centro ainda exerce um papel de assessoria pedagógica às comissões constituídas pelos órgãos colegiados centrais/locais e pró-reitorias, para estudo, revisão e novas propostas relacionadas à melhoria de ensino na Unesp.

coloquio01.jpg
Legenda: (Da esq. para a dir.) Leite, Alessandra e Maria da Graça durante colóquio

Para ver os slides das apresentações das professoras Alessandra e Maria da Graça, e ter mais informações sobre a RADES, acesse: http://www.geci.ibilce.unesp.br/logica_de_aplicacao/site/index_1.jsp?id_evento=64

Daniel Patire e João Moretti Júnior