Rede de Apoio ao Ensino Superior Paulista Fortalece Colaborações em Reunião Estratégica

Em um encontro realizado no dia 13 de novembro de 2023, representantes de instituições públicas paulistas na Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES) se reuniram nas dependências da Univesp TV em São Paulo para discutir uma gama de tópicos relacionados a processos de formação docente e pedagogia universitária. Neste último encontro do ano, o grupo abordou experiências curriculares inovadoras e o compromisso das instituições parceiras em promover melhorias nos cursos de graduação.

O coordenador do Conselho Gestor da RedAES, professor Arnaldo Pinto Junior (EA2/Unicamp), foi o responsável pela condução dos trabalhos. Ao iniciar a reunião, ele pontuou de forma sintética as ações já realizadas e destacou as perspectivas de projetos conjuntos a serem desenvolvidos no ano de 2024, bem como suas relações com demandas socioculturais das comunidades acadêmicas da rede. Em seguida, a vice-coordenadora do Conselho Gestor, professora Angela Terumi Fushita (UFABC), apresentou o plano de carreira de sua instituição e as atribuições do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL). A partir das especificidades da carreira docente nas universidades federais, os representantes da rede debateram diferenças entre instituições estaduais e federais, ressaltando a necessidade de um aprimoramento das avaliações docentes, sobretudo no âmbito da valorização da formação contínua voltada para a atuação pedagógica e a busca por equilíbrio entre pesquisa, extensão e ensino.

Ao longo do dia, questões cruciais foram tratadas, a exemplo da divulgação de materiais didáticos para estudantes de diferentes universidades, parcerias colaborativas visando o oferecimento de cursos com auto inscrição e a importância da formação continuada de docentes nas universidades. Propostas relativas a cursos destinados aos estudantes de pós-graduação também receberam atenção.

Desafios enfrentados pelas instituições em relação à identidade de turmas e esvaziamento dos campi, a falta de interação entre estudantes e docentes, agravada pela pandemia, tiveram manifestações de preocupação das pessoas presentes.

Dentre as propostas apresentadas, a institucionalização da formação permanente de docentes e a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio da rede para cursos acabaram ganhando relevância. Nesse sentido, um grupo de instituições assumiu a tarefa de desenvolver o AVA e pensar na atuação de mediadores nos respectivos cursos.

A reunião encerrou-se com a organização de calendário das ações futuras e a ideia de uma identidade visual da rede, com sugestões de termos norteadores como “modernidade”, “diversidade” e “inovação”. A próxima reunião, agendada para fevereiro de 2024, terá na pauta a definição da identidade visual e os encaminhamentos dos eventos conjuntos da RedAES.

Ao final da reunião, o professor Marcos Borges – presidente da Univesp e anfitrião do grupo no referido dia – manifestou suas impressões acerca das ações da rede: “É alvissareiro no balanço de 2023 termos a formalização, consolidação e realização de encontros da RedAES, rede que congrega universidades brasileiras de excelência. A sociedade está em profunda transformação e para seguirmos formando cidadãos preparados para esse novo mundo, é fundamental que atualizemos as práticas de ensino. Nesse sentido, a troca de experiências e a colaboração entre essas instituições de referência viabilizadas pela RedAES terá um grande impacto para melhorarmos ainda mais a qualidade de ensino em nossas universidades. Nós, da Univesp, nos sentimos muito orgulhosos em poder colaborar com esse grupo fantástico. Foi uma honra recebê-los para um encontro de pessoas tão bem preparadas que buscam melhorar a educação superior do Brasil. Temos certeza que a RedAES será muito importante para o futuro da educação do nosso país”.

Por fim, as representações institucionais reafirmaram o compromisso da RedAES com o aprimoramento constante da educação superior, enfatizando a colaboração, inovação e a adaptação às mudanças no cenário educacional, ideias registradas no Protocolo de Intenções assinado em agosto de 2023.