Condições de Ensino

CURSO SEMESTRAL – PLANEJAMENTO  DAS  CONDIÇÕES  DE  ENSINO

Prof. Responsável : Prof. Dr. Sérgio Antônio da Silva Leite

Atual turma: 7a edição/1o Semestre de 2017

Sobre o Curso

No presente curso, pretende-se discutir as etapas consideradas relevantes no processo de planejamento e desenvolvimento do Ensino, na universidade. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as principais decisões que um professor deve tomar para o desenvolvimento adequado do processo de Ensino-Aprendizagem com seus alunos.

Objetivos

É esperado que os professores participantes:
– identifiquem e analisem as etapas do  planejamento do ensino, apontando as alternativas mais adequadas, tendo em vista o sucesso do processo de aprendizagem  dos seus alunos;
– planejem um programa de ensino para a disciplina em que atuam como professores, baseando-se nos conteúdos estudados.

População a que se destina

Professores da Unicamp que atuam no ensino de Graduação.
São abertas 35 vagas.

Conteúdos

– Conceitos de Ensino e Aprendizagem. Concepção tradicional: bases teóricas e críticas. Concepção interacionista: bases teóricas e implicações. A relação Ensino-Aprendizagem.
– Definição dos objetivos de ensino: as dimensões relevância e clareza. Os objetivos no Projeto Político Pedagógico do curso. Implicações.
– O início do processo de ensino: o repertório de conhecimentos do aluno como principal referência para o início do trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor. A Avaliação Diagnóstica como instrumento de apoio para a decisão do professor sobre o início do seu curso. Implicações.
– Identificação dos conteúdos a serem abordados durante o curso. Critérios para organização dos conteúdos. Implicações.
– Escolha dos procedimentos de ensino. Definição de atividade de ensino. A estrutura das atividades de ensino. Possíveis problemas de uma atividade de ensino. Definição de procedimento de ensino. Atividades análogas e equivalentes nos procedimentos de ensino. Possíveis problemas de um procedimento de ensino. O ensino ativo. Implicações.
– Escolha dos procedimentos de Avaliação. Conceito de Avaliação: concepções tradicional e emancipatória. Bases teóricas. Possíveis efeitos aversivos da Avaliação. Alternativas para o processo de Avaliação visando ao sucesso do processo de Ensino-Aprendizagem. Avaliação coerente e contínua. Implicações.
– As questões burocráticas e administrativas e o processo de Ensino-Aprendizagem.

Atividades Previstas

– Discussão grupal sobre os temas apresentados
– Elaboração de um programa de ensino na área de atuação do docente participante. Tal programa deverá ser elaborado por etapas, à medida que os conteúdos do curso forem sendo desenvolvidos.
– Apresentação dos programas para o grupo.

Carga horária e Cronograma

10 encontros de três horas de duração, total de 30 horas.

Avaliação

Serão considerados aprovados os professores que:
– elaborarem adequadamente os seus respectivos programas de ensino, com a entrega do relatório no último encontro;
– participarem em 8 das aulas previstas.
Os professores aprovados terão direito ao certificado expedido pela PRG/EA2.

Materiais

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