Acolhimento

Edição Atual:
26 e 26 de Novembro de 2020.
Saiba mais aqui.

Objetivos:

– Colaborar com o processo de adaptação dos ND às condições institucionais da Unicamp.
– Assessorar os ND no processo de planejamento das atividades de ensino, com relação à disciplina que irão ministrar nos cursos de graduação.
– Acompanhar e assessorar os ND durante o primeiro semestre de trabalho acadêmico desenvolvido na universidade.

Estratégias:
– Formação do grupo que desenvolverá o projeto: profissionais da área da Educação, de áreas específicas e da administração da universidade.
– Previstas duas etapas:
1ª. etapa: 30 horas, envolvendo os ND com a equipe responsável.
2ª. etapa: durante o primeiro semestre – encontros quinzenais do grupo de ND com os membros da equipe, com o objetivo de troca de experiências, análise de problemas enfrentados, aprofundamento teórico, etc.

Conteúdos a serem abordados na 1ª. etapa:
– O que o ND deve saber sobre a Unicamp: estrutura geral da universidade e da sua unidade, informes sobre os recursos e serviços disponíveis, informes sobre carreira, plano de aposentadoria, fontes de recurso, etc.
– O que o ND deve saber sobre as condições de ensino: bases teóricas sobre o processo de ensino/aprendizagem; o papel do aluno como sujeito ativo no processo de ensino/aprendizagem; o professor como o principal agente mediador entre o aluno e os conteúdos de ensino; as dimensões cognitiva e afetiva do processo; as principais decisões que o professor deve enfrentar no planejamento e desenvolvimento do seu curso.

Arquivos:

Guia em pdf do acolhimento
Apresentações Institucionais

Comentários estão fechados.