Inscrição aberta para participação no Novo Programa do (EA)2
vagas limitadas
Encontros: Híbrido e Sala Multiuso (EA)2
Gravação da apresentação do projeto realizada no dia
1. Apresentação
O objetivo geral da constituição de Comunidades de Prática (CP) coordenadas pelo EA2 é desenvolver a formação continuada de docentes por meio de ações que visam pensar, discutir e produzir conhecimentos e materiais acerca de temas sensíveis ao ensino superior, trabalhando de forma mais profunda cada objeto estudado .
Em termos gerais, as CP podem ser definidas como:
(…) grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas, ou uma paixão a respeito de algum tópico, e que aprofundam seu conhecimento e expertise nesta área interagindo numa forma permanente (WENGER et alii, 2002, p.4, grifo nosso). http://www.ewenger.com/theory/.
É importante destacar que em uma CP a aprendizagem é social, coletiva. Os membros das CP estão comprometidos em aprender juntos, de obter e de compartilhar mais informações sobre um determinado tema. Este tema em questão é denominado Domínio e os participantes não apenas tem interesse nele como também possuem algum grau de conhecimento do(s) assunto(s) de interface ao Domínio.
Uma vez que sujeitos que possuem conhecimento e interesse no Domínio, se forma uma Comunidade de fato comprometida a executar a Prática, a qual envolve o estudo ativo do Domínio por meio de situações-problema. Ao longo do processo, a CP também promove o desenvolvimento de produtos e materiais coletivos que possam ser compartilhados, expandindo o aprendizado a outros grupos e/ou setores.
Portanto, temos três estruturas fundantes para as CP: o Domínio, a Comunidade e a Prática. Em nossa estrutura, teremos:
Domínio: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior
Comunidade: Docentes da Unicamp e de universidades parceiras
Prática: Ações que serão definidas na sequência.
2. A Prática a ser desenvolvida
De modo a estruturar a CP no EA2, o trabalho será sistematizado em encontros híbridos (uma vez que envolvem participantes externos) buscando:
i) sistematização de conhecimentos relativos a um determinado tópico: por meio da leitura, estudo e discussão de textos, pesquisas e situações-problema relacionadas ao tema do Domínio;
ii) diálogos com profissionais especialistas na área do Domínio: a depender da necessidade do grupo, é possível que sejam convidados ao debate profissionais que estudam e pesquisam o tema do Domínio para a realização de atividades com a CP;
iii) produção de materiais sobre o Domínio: desenvolvimento de materiais em formatos diversos (textos, áudios, vídeos, trilhas de aprendizagem) sobre os conceitos estudados visando o compartilhamento com a comunidade externa;
iv) compartilhamento e expansão: a intenção é que a CP possa servir de start para o desenvolvimento de ações em outros ambientes, sejam elas interativas ou não interativas. A exemplo, ao término da CP, pode-se esperar que se tenha um curso virtual desenvolvido por meio de trilhas de aprendizagem, aberto a toda a comunidade acadêmica (ação formativa não interativa) ou cursos presenciais ou híbridos em determinadas localidades (ação interativa);
v) avaliação contínua dos resultados: por meio do acompanhamento do impacto dos materiais e cursos produzidos e de atividades desenvolvidas pelos participantes da CP em outras unidades e instituições.
3. Resultados esperados
Dentre os resultados esperados, destacamos:
- Produção de materiais em formatos diversos (textos, áudios, vídeos, trilhas de aprendizagem) sobre os conceitos estudados visando o compartilhamento com a comunidade externa.
- Desenvolvimento de cursos sobre o tema a serem desenvolvidos tanto no EA2 quanto em outros ambientes com foco na expansão dos conhecimentos produzidos na CP.
- Estudos sobre o impacto das ações e materiais originados nas CP.
4. Cronograma de atividades
Os encontros terão duração de 3 horas e serão realizados no EA2, com a participação de membros externos via videoconferência. A CP proposta no primeiro semestre de 2023 terá como temática central o “Hibridismo e perspectivas para o ensino superior”. Deste modo, a partir do dia 27/04, as ações serão de debate e estudo sobre tal temática.
Data | Atividade | Local | Resumo da Proposta |
04/04 – 10 horas | Comunidades de Prática e perspectivas para a formação docente | EA2 | Evento de apresentação do programa “Comunidades de Prática” e apresentação de perspectivas para o desenvolvimento profissional docente. |
27/04 – 14 horas | Encontro 1 | EA2 | Tema em debate: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior – Compartilhando pesquisas na área |
18/05 – 14 horas | Encontro 2 | EA2 | Tema em debate: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior – Estudos de caso |
01/06 – 14 horas | Encontro 3 | EA2 | Tema em debate: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior – Estudos de caso |
15/06 – 14 horas | Encontro 4 | EA2 | Tema em debate: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior – Sistematização das produções |
22/06 – 14 horas | Apresentação dos resultados da Comunidade de Prática para a comunidade Interna e Externa | EA2 | Evento de apresentação dos resultados pelos membros da CP participantes no primeiro semestre de 2023 |
As CP terão o Moodle como ambiente de compartilhamento de informações em ambiente virtual e serão desenvolvidas na sala multiuso do EA2 com a transmissão por videoconferência realizada via Educart.
5. Materiais e Estrutura
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle
Encontros presenciais / híbridos: Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e Educart.
Dúvidas?
infoea2@unicamp.br
(19) 35217990