Comunidade de Prática Docente

Inscrição aberta para participação no Novo Programa do (EA)2
vagas limitadas

Encontros: Híbrido e Sala Multiuso (EA)2

Gravação da apresentação do projeto realizada no dia 

 

1. Apresentação

O objetivo geral da constituição de Comunidades de Prática (CP) coordenadas pelo EA2 é desenvolver a formação continuada de docentes por meio  de ações que visam pensar, discutir e produzir conhecimentos e materiais  acerca de temas sensíveis ao ensino superior, trabalhando de forma mais profunda cada  objeto estudado .

Em termos gerais, as CP podem ser definidas como:

(…) grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas, ou uma paixão a respeito de algum tópico, e que aprofundam seu conhecimento e expertise nesta área interagindo numa forma permanente  (WENGER et alii, 2002, p.4, grifo nosso). http://www.ewenger.com/theory/

É importante destacar que em uma CP a aprendizagem é social, coletiva. Os membros das CP estão comprometidos em aprender juntos, de obter e de compartilhar mais informações sobre um determinado tema. Este tema em questão é denominado Domínio e os participantes não apenas tem interesse nele como também possuem algum grau de conhecimento  do(s) assunto(s)  de interface ao Domínio.

Uma vez que sujeitos que possuem conhecimento e interesse no Domínio, se forma uma Comunidade  de fato comprometida a executar a Prática, a qual envolve o estudo ativo do Domínio por meio de situações-problema.  Ao longo do processo, a CP  também promove o desenvolvimento de produtos e materiais coletivos que possam ser compartilhados,  expandindo o aprendizado a outros grupos e/ou setores.

Portanto, temos três estruturas fundantes para as CP: o Domínio, a Comunidade e a Prática. Em nossa estrutura, teremos:

Domínio: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior  

Comunidade: Docentes da Unicamp e de universidades parceiras 

Prática: Ações que serão definidas na sequência.

 

2. A Prática a ser desenvolvida

De modo a estruturar a CP no EA2, o trabalho será sistematizado em  encontros híbridos (uma vez que envolvem participantes externos)  buscando: 

i) sistematização de conhecimentos relativos a um determinado tópico: por meio da leitura, estudo e discussão de textos, pesquisas e situações-problema relacionadas ao tema do Domínio;

ii) diálogos com profissionais especialistas na área do Domínio: a depender da necessidade do grupo, é possível que sejam convidados ao debate profissionais que estudam e pesquisam o tema do Domínio para a realização de atividades com a CP;

iii) produção de materiais sobre o Domínio: desenvolvimento de materiais em formatos diversos (textos, áudios, vídeos, trilhas de aprendizagem) sobre os conceitos estudados   visando o compartilhamento com a comunidade externa;

iv) compartilhamento e expansão: a intenção é que a CP possa servir de start para o desenvolvimento de ações em outros ambientes, sejam elas interativas ou não interativas. A exemplo, ao término da CP, pode-se esperar que se tenha um curso virtual desenvolvido por meio de trilhas de aprendizagem, aberto a toda a comunidade acadêmica (ação formativa não interativa) ou cursos presenciais ou híbridos em determinadas localidades (ação interativa);

v)  avaliação contínua dos resultados: por meio do acompanhamento do impacto dos materiais e cursos produzidos e de atividades desenvolvidas pelos participantes da CP em outras unidades e instituições.

 

3. Resultados esperados

Dentre os resultados esperados, destacamos:

  1. Produção de materiais em formatos diversos (textos, áudios, vídeos, trilhas de aprendizagem) sobre os conceitos estudados   visando o compartilhamento com a comunidade externa.
  2. Desenvolvimento de cursos sobre o tema a serem desenvolvidos tanto no EA2 quanto em outros ambientes com foco na expansão dos conhecimentos produzidos na CP.
  3. Estudos sobre o impacto das ações e materiais originados nas CP.

 

4. Cronograma de atividades

Os encontros terão duração de 3 horas e serão realizados no EA2, com a participação de membros externos via videoconferência. A CP proposta no primeiro semestre de 2023 terá como temática central o “Hibridismo e perspectivas para o ensino superior”. Deste modo, a partir do dia 27/04, as ações serão de debate e estudo sobre tal temática.

Data Atividade Local Resumo da Proposta
04/04 – 10 horas Comunidades de Prática e perspectivas para a formação docente EA2 Evento de apresentação do programa “Comunidades de Prática” e apresentação de perspectivas para o desenvolvimento profissional docente.
27/04 – 14 horas Encontro 1 EA2 Tema em debate: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior – Compartilhando pesquisas na área
18/05 – 14 horas Encontro 2 EA2 Tema em debate: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior – Estudos de caso
01/06 – 14 horas Encontro 3 EA2 Tema em debate: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior – Estudos de caso
15/06 – 14 horas Encontro 4  EA2 Tema em debate: Hibridismo e perspectivas para o ensino superior – Sistematização das produções
22/06 – 14 horas Apresentação dos resultados da Comunidade de Prática para a comunidade Interna e Externa EA2 Evento de apresentação dos resultados pelos membros da CP participantes no primeiro semestre de 2023

As CP terão o Moodle como ambiente de compartilhamento de informações em ambiente virtual e serão desenvolvidas na sala multiuso do EA2 com a transmissão por videoconferência realizada via Educart.

 

5. Materiais e Estrutura

Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle

Encontros presenciais / híbridos: Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e Educart.

 


Dúvidas?
infoea2@unicamp.br
(19) 35217990

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