Centro Paula Souza sedia encontro da Rede de Apoio ao Ensino Superior

Fonte: CPS

RedAES reúne profissionais responsáveis pela formação inicial e continuada de professores das principais instituições públicas que atuam no Estado

Representantes das universidades estaduais e federais dividem experiências e buscam caminhos para a educação | Foto: Roberto Sungi

Nesta segunda-feira (26), a Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) sediou o encontro entre representantes das principais instituições de Ensino Superior Públicas que atuam no Estado de São Paulo. Organizado pela Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES), o evento destacou a importância da formação inicial e continuada de professores.

“O CPS criou 64 novas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) em duas décadas, mas ainda há um déficit grande no ensino público superior do Estado.  A capacitação de professores é fundamental para abertura de novas vagas”, destacou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

Além dos representantes do CPS, participaram educadores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Universidade Federal do ABC (UFABC), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e da Universidade de São Paulo (USP).

“Os problemas que afligem os educadores são semelhantes, mas os caminhos para solução são diferentes. Em rede, conseguimos otimizar boas ideias, compartilhar experiências, difundir processos e unir forças”, diz Arnaldo Pinto Júnior, coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, e um dos idealizadores da RedAES.

Programa de Formação Continuada

Constituída em 2022, a RedAES é uma organização social e acadêmica que reúne docentes, gestores e demais profissionais envolvidos com os processos de formação dos professores. O principal objetivo é compartilhar experiências de sucesso que possam ser replicadas nas instituições.

É o caso do Programa de Formação Continuada para Docentes do CPS, que inclui a Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico (SPAP). Realizada sempre no início do ano letivo, a série de palestras e discussões abordou em janeiro de 2024 as dificuldades de aprendizagem causadas pelo déficit de atenção de hiperatividade, cada vez mais comum entre os alunos.

“A adesão foi muito boa! Ao final do último dia ainda havia 2.537 professores em palestra síncrona”, comemora o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves.

Articulação Médio Superior

Outra forma de engajar professores é por meio de parcerias, a exemplo dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs), com universidades da América, África e Ásia. Uma oportunidade de desenvolvimento e pesquisa com estrangeiros, sem nenhum custo ou deslocamento.

O engajamento dos alunos também é preocupação comum aos membros da RedAES, que percebem a crescente evasão escolar no ambiente universitário. As causas principais são econômicas, externas à sala de aulas, mas algumas experiências internas se mostram eficientes.

“Criamos a Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior (AMS). Um dos avanços da modalidade é a eliminação do sombreamento de disciplinas entre os cursos técnicos e superiores tecnológicos do mesmo eixo. Com turmas mais coesas e formação em até cinco anos, a evasão é quase nula”, diz Alves.

Galeria (Fonte: CESU)