O especialista em formação de professores e pedagogia, Arnaldo Pinto Jr., professor e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, visitou ontem a Universidad San Jorge (Espanha), representando sua instituição, para conhecer a universidade e compartilhar experiências internacionais com o objetivo de promover um acordo de mobilidade para estudantes e professores, bem como qualquer projeto de formação ou intercâmbio que responda à estratégia de desenvolvimento internacional.
Entre outros aspectos, o encontro serviu para estabelecer linhas de colaboração para o Ensino Superior, em termos de inovação educacional, da formação e desenvolvimento de professores, bem como para troca de sinergias em torno de novos espaços de aprendizagem, utilização de metodologias ativas e atenção aos diferentes estilos de aprendizagem, diversidade e inclusão. Em particular, foi partilhado interesses comuns sobre a atenção à diversidade das salas de aula do Ensino Superior.
Em última análise, esta visita servirá para aprimorar a estratégia de internacionalização da Universidad San Jorge e as políticas educacionais das universidades estaduais de São Paulo, em termos de ensino e aprendizagem. Além disso, esta nova aliança internacional está diretamente alinhada com a estratégia e as políticas das instituições governamentais na área educacional em todo o país (Espanha).
Atualmente, Arnaldo Pinto é coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Campinas, instituição que faz investimentos significativos em políticas relacionadas à promoção da mobilidade internacional de professores e pesquisadores nas Universidades da Espanha.
Traduzido livre do original postado em: