Webinar com UMinho (Portugal) destaca evolução docente e discente durante período de quarentena

Ocorreu, neste último dia 28 de maio, mais uma conferência online entre a Unicamp e a UMinho – Portugal, desta vez com a temática “O processo de avaliação em um semestre para lá de especial”. Participaram da reunião docentes das duas universidades, além de 271 participantes de diversas instituições do Brasil.

Como convidados da UMinho, estiveram presentes os Profs. Manuel Costa (Pró-Reitor de Inovação Pedagógica), Rui Lima (Engenharias), José Pego (Saúde) e Sílvia Araújo (Humanas). Da parte da Unicamp, os moderadores foram os Profs. Eliana Amaral (Pró-Reitora de Graduação), Soely Polydoro (EA2) e Marco Antônio Garcia (GGTE).

As discussões giraram em torno dos esforços de adaptação e superação, tanto por parte de docentes como da parte da administração da Universidade e dos discentes, no que diz respeito à migração para ambientes virtuais, com foco especial às formas de avaliação. O Prof. Manuel, em sua fala, descreveu os pontos de um documento que foi elaborado depois de diversas discussões com a comunidade interna, no sentido de elaborar um guia simples e eficiente, que pudesse nortear as atividades de ensino, com o mínimo prejuízo a todos e com foco no aluno. Foi criado um guia norteador, com alterações de calendário e com preocupação de não fazer alterações drásticas no sistema de avaliação, tentando preservar o máximo do sistema já estabelecido, mas que atendesse às novas condições dos estudantes e professores. Este documento pode ser acessado no site da Universidade  (https://www.uminho.pt/PT/viver/COVID-19).

A Profa. Silvia Araujo, ao descrever sua experiência, deu ênfase aos esforços de transformar o sistema de avaliação em processos formativos, utilizando-se das metodologias da aprendizagem ativa e com foco no estudante. Utilizou-se da avaliação por portfólios cooperativos, com uso da metodologia de mapeamento multimodal. As avalições procuravam, além de avaliar o conteúdo, também desenvolver multiliteracias, utilizando-se como referência a taxonomia de Bloom. Um foco importante das atividades também foi o uso do “learning by teaching”, em que os estudantes eram estimulados a ajudarem, cooperativamente, seu grupo, tirando dúvidas e auxiliando nas dificuldades. A ideia final era criar comunidades virtuais de aprendizagem.

O Prof. Rui, em sua preleção, procurou destacar o quanto a comunidade se esforçou para se adaptar e encontrar soluções para as dificuldades que se apresentavam, principalmente quando era preciso substituir aulas de laboratório, tão necessárias em algumas áreas. Também citou o processo de formação dos docentes no uso de tecnologias, durante o desenrolar das atividades e os prejuízos sentidos, pela comunidade, nos aspectos de socialização, já que todas as atividades eram realizadas a distância.

Já o Prof. Miguel detalhou as experiências da área da saúde que, por suas particularidades, tiveram mais dificuldade em substituir algumas disciplinas, dependentes de momentos presenciais. Foi preciso pesquisa e grandes adaptações para conseguir cumprir parte do currículo semestral. As ações e seu desenvolvimento foram disponibilizadas pelo docente em sua apresentação (https://1drv.ms/b/s!AshugVzknl_vh9FEk2jzD0CWCQbT0A?e=rCa3Dl)

A discussão também abordou assuntos adicionais, mas também importantes, como a questão da inclusão digital dos alunos, os apoios que foram necessários para sua implementação e o processo de escolha de ferramentas virtuais utilizadas pela comunidade. A conclusão geral é que, apesar de todas as dificuldades passadas pela comunidade, todo o processo tem sido um grande aprendizado para todas as partes. Estima-se que procedimentos de sucesso permanecerão nas práticas futuras, pós pandemia, enquanto que outros serão reavaliados. Como citou o Prof. Manuel em suas conclusões: “… o choque tecnológico fez muita gente perder o medo da tecnologia, mas nunca vai substituir o presencial, a necessidade de socialização e compartilhamento. Essa crise trouxe mudanças importantes e avanços em diversas práticas, no uso das tecnologias, na humanização dos espaços. Estamos em um período de reação e adaptação, … temos que aproveitar as melhores práticas do presencial e digital e considerar que o digital agora é uma realidade permanente.”

Os webinars PRG continuarão em junho, em breve disponibilizaremos a agenda na página do ea2 (www.ea2.unicamp.br), também é possível acessar os webinars anteriores na Página de Apoio Digital (https://www.ea2.unicamp.br/ensino-digital-2/)