UNICAMP e UNAM realizam Webinar para discutir os desafios atuais

Profa. Eliana Amaral – PRG

Dando continuidade ao Ciclo de Webinários da PRG de maio, neste dia 12 foi realizado um encontro on-line intitulado “Como tem sido a educação remota emergencial num país da América Latina”, entre a Pró-Reitoria de Graduação – PRG e docentes da UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México), contando com a participação do EA2 (Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem) e do GGTE (Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais) .

Prof. Melchor Mandiola – UNAM

Os convidados estrangeiros foram os professores Melchor Sánchez Mendiola, Marina Kriscautzky Laxague, Nancy A. Galván Aguilar, Ruth Torres Carrasco e Enrique R. Buzo Casanova que.

Além de serem docentes, também atuam na Coordenação do Desenvolvimento Educacional e Inovação Curricular (CODEIC).

Prof. Enrique Casanova – UNAM

Os temas principais da discussão on-line foram: os desafios que cada universidade enfrenta para implementar o ensino remoto, o que está sendo aprendido nesse período e quais as possíveis alternativas para o sistema avaliativo dos estudantes.

A UNAM é uma universidade que possui números expressivos de estudantes.

Profa. Marina Laxague – UNAM

No ciclo 2019-2020 contava com quase 361 mil alunos, sendo quase 218 mil em 129 cursos de licenciatura (que corresponde aos cursos de Graduação), 31 mil alunos na pós-graduação e 112 mil em cursos de bachillerato (cursos técnicos profissionalizantes). Também conta com 41.332 professores (sendo mais de 12 mil em regime integral) em 15 faculdades na Cidade do México e em outras cidades.

Na Unam, 90% de seu ensino é presencial e 10% no modelo Educación en Línea (educação online).

Profa. Nancy Aguilar – UNAM

Descrevendo a experiência atual da Universidade nestes momentos de crise, o Prof Malchor, coordenador do CODEIC, afirma que “O que os especialistas em educación en línea dizem é que isso não é educación en línea, um online learning.

É uma resposta urgente, por meio tecnológico, para seguir adiante e cumprir a missão da Universidade” .

Profa. Ruth Carrasco – UNAM

Na conversa foi possível perceber que os desafios que ambas as universidades enfrentam são parecidas e que a transição é contínua, requerendo resiliência de todos.

No âmbito das atividades acadêmicas, é preciso ajustar o conteúdo e estratégias; respeitar o tempo dos estudantes e dos professores; repensar o sistema de avaliação inicialmente definido e mobilizar a aprendizagem conjunta.

Profa. Soely Polydoro – EA2

Assim como a Unicamp, a UNAM também criou uma página com informações e recursos para apoiar os professores – com dicas, tutoriais, materiais de apoio e artigos relacionados ao ensino digital.

No decorrer do evento a equipe fez relevantes indicações de material bibliográfico e de sites aos 151 participantes que acompanhavam o webinário.

Prof. Marco Antônio – GGTE

A Pró-Reitora de Graduação, Prof° Eliana Amaral, encerrou o encontro ressaltando a importância da educação focada nos estudantes, não apenas voltada para a formação profissional, como está na essência da universidade, mas também para formar cidadãos.

Veja o encontro na íntegra em nossa página de apoio ao ensino digital, atualizada frequentemente com tutoriais, artigos e materiais afins e também acompanhe a divulgação de novos encontros on-line em nossa página.

Comentários estão fechados.