Webnar “Laboratório Remoto Existe. E funciona?”

Em 12 de junho passado o Ciclo de Webnars da PRG discutiu o tema laboratórios remotos no ensino de graduação. Em pleno feriado estadual em SP, o webnar organizado pela PRG, EA2 e GGTE teve cerca de 130 participantes oriundos de diversas instituições do Brasil e até do exterior.

O palestrante convidado desta edição foi o Prof. Manuel Eduardo Macías García, do Tecnológico de Monterrey – México. Prof. Manuel Macias é pesquisador em inovações e tecnologias em Educação de Engenharia e responsável pelo laboratório eLab – Remote & Real Time Labs (http://elab.mty.itesm.mx/).

Prof. Manuel iniciou sua fala explicando o que é um laboratório remoto e a estrutura necessária para montar uma plataforma de laboratórios, composto de 4 subsistemas: (a) uma página web de acesso aos experimentos e informações gerais; (b) um sistema de reservas para controle de acesso e administração de usuários; (c) uma interface de trabalho para acesso a distância do experimento físico; e (d) um sistema de áudio e vídeo para monitorar o que ocorre durante o experimento. Diferentemente de laboratórios virtuais ou simulações, os laboratórios remotos permitem acessar e manipular equipamentos reais.

O eLab consiste em uma iniciativa criada e mantida com recursos institucionais, além de parceiros governamentais e do setor privado. Prof. Manuel dedicou uma boa parte de sua apresentação para demonstrar o uso de 2 experimentos mantidos pelo eLab, de máquinas elétricas e de circuitos elétricos. Em uma demonstração de aproximadamente 15 minutos, foi apresentado o funcionamento, operação e um conjunto de funcionalidades dos experimentos remotos, por meio de uma interface moderna que permite manipular máquinas e instrumentos reais a partir de qualquer lugar no mundo. Os laboratórios também possuem câmeras e sistema de captação de áudio de tal forma que estudantes e professores podem ter uma melhor sensação de imersão no ambiente do laboratório.

Um dos pontos bastante comentado foi sobre as vantagens e desvantagens do uso de laboratórios de ensino remoto. Em períodos de pandemia covid-19, fica mais evidente a relevância de uma plataforma remota que promova a prática e experimentação em laboratório. Disponibilidade 24h e segurança, além da possibilidade de inclusão, também contribuem para a disseminação da plataforma. De certo que a experimentação remota não contribui para a prática de habilidades manuais e traz desafios aos docentes, estudantes e às instituições, tais como a disponibilidade da própria tecnologia e interconexão, o desenho instrucional do experimento remoto pode ser mais crítico, e finalmente a resistência de docentes e estudantes em adotar novas tecnologias.

Finalmente, o Prof. Manuel também comentou do interesse do TecMonterrey de realizar parcerias e continuar avançando no desenvolvimento de plataformas de laboratórios remotos, colaboração também de interesse ressaltado pela Profa. Eliana Amaral, Pró-Reitora de Graduação.

O webnar na íntegra pode ser acessado em https://www.ea2.unicamp.br/ensino-digital-2/. Acompanhe a programação de eventos virtuais da PRG em https://www.ea2.unicamp.br/eventos/