INTRODUÇÃO
Criamos essa página com orientações e materiais para apoiar os professores na realização do Programa Emergencial para os cursos de graduação devido à Pandemia de Coronavírus. O ensino digital pode não ser o seu método preferido de ensino ou de aprendizado, sabemos que estar nas salas de aula é uma parte importante da experiência de formação, mas também entendemos que o momento oportuniza experimentar e compreender outros modos de ensinar e aprender que poderão trazer relevantes repercussões na ação docente. Dúvidas? Entre em contato pelo chat ou pelo edigital@unicamp.br
FAQ
Produção e compartilhamento de material digital
Webinars
Palestras, Rodas de Conversa e Encontros digitais
Comunidade de Prática
Trilhas de aprendizagem/ensino digital
Para navegar pelos conteúdos, basta clicar no ícone para abrir e fechar as abas.
- Dicas para Planejamento e Organização de Disciplinas
- Orientações sobre o Planejamento de Disciplina e Organização do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Material Exemplo
- Sugestões sobre o planejamento de aulas em tempos de COVID-19
- Orientações sobre a organização de estudos não presenciais para alunos (SAE)
- A Modelagem de Unidades da Aprendizagem
- Folder – Orientações Gerais sobre a Produção e Divulgação de Mídias Digitais para o Ensino (GGTE)
- Folder – Orientações Gerais sobre Uso de Plataformas de Videoconferências (GGTE)
- Manual de Introdução ao Moodle
- Tutorial de Utilização do Moodle (docentes)
- Tutorial de Utilização do Moodle (alunos)
- Materiais sobre o ambiente Moodle
- Acesso ao Moodle via celular
- Curso de Moodle (em inglês)
- Tutoriais para aplicação de provas e avaliações no Moodle – criados por Prof. Joacyr Oliveira (CEL – UNICAMP)
- Tutorial de Utilização do Google Classroom (docentes)
- Tutorial de Utilização do Google Classroom (alunos)
- Folder – Recomendações Gerais para uso de AVAs (GGTE)
- Realizando Aulas Online: Google Meet – em vídeo
- Google Meet – em pdf
- Gravação de aulas: Power Point – Vídeo Exemplo
- Gravação de Aulas: Quicktime
- Gravação de Aulas: OBS
- Edição de Vídeos – Openshot (open source)
- Publicando aulas on line – Youtube e Drive
- Dicas: Palestra “Como gravar sua videoaula”, de Daniel Furtado
- Dicas: Palestra “Como gravar sua videoaula”, versão resumida
- Ferramenta para captura de tela – screen recorder
- Reflexões, Recomendações e Recursos para o processo de avaliação em tempos de Covid-19
- Manual para elaboração de provas e listas de exercícios no Moodle
- Moodle: porque e como fazer as questões e o banco de questões, inclusive mostrando como preparar um arquivo diretamente num editor de texto de depois importá-lo (por Prof. André de Angelis – FT/UNICAMP)
- Moodle: como criar e configurar a prova e como fazer a revisão geral da mesma antes de aplicá-la (por Prof. André de Angelis – FT/UNICAMP)
- Moodle: como aplicar a prova e coletar os resultados, mostrando os muitos recursos de correção, conferência e análise da plataforma (por Prof. André de Angelis – FT/UNICAMP)
- Moodle: Como montar avaliações no Moodle (parte 1) Organizando o banco de questões em categorias (por Profa. Patrícia Garcia – FEC/UNICAMP)
- Moodle: Como montar avaliações no Moodle (parte 2) Montando o questionário (por Profa. Patrícia Garcia – FEC/UNICAMP)
- Moodle: Como montar avaliações no Moodle (parte 3) Questões do tipo “Cloze” (por Profa. Patrícia Garcia – FEC/UNICAMP)
- Boas práticas para a realização de testes ou exames on-line
- Evaluación del y para el aprendizaje a distancia: Recomendaciones para docentes de educación media superior y superior
- Assessment Strategies for Online Learning
- EVALUACIÓN del y para EL APRENDIZAJE: instrumentos y estrategias
- Docência Mais – Espaço do Programa de Formação
LABORATÓRIOS REMOTOS
RELLE – Ambiente de Aprendizagem com Experimentos Remotos
Desenvolvida na UFSC, a plataforma RELLE disponibiliza experimentos remotos, além de material didático de apoio com exemplos de sequências didáticas que podem ser replicadas em sala de aula. Acesso gratuito.
Alguns temas de experimentos disponíveis: Painel Elétrico CC; Painel Elétrico CA; Condução de Calor em Barras Metálicas; Meios de Propagação de Calor; Microscópio Remoto; Plano Inclinado; Disco de Newton; Conversão de Energia Luminosa em Elétrica; Banco Óptico.
LabsLand – Real Laboratories, on the internet
Desenvolvida na Universidade de Deusto (Espanha), disponibiliza laboratórios remoto relacionados a disciplinas STEM. Normalmente, o LabsLand disponibiliza dois tipos de acesso (gratuito e premium), entretanto por conta do COVID-19 o LabsLand está provendo acesso gratuito a escolas e universidades em todo site (mais informações aqui).
Há vários experimentos disponíveis nas áreas de Biologia, Química, Eletrônica, Física, Robótica e Tecnologia.
Desenvolvida no Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México), e-Lab é uma plataforma que disponibiliza experimentos remotos de apoio a atividades práticas de cursos de Engenharia Elétrica. Acesso gratuito.
Há experimentos disponíveis em Eletrônica, Circuitos Elétricos, Instrumentação, Máquinas Elétricas e Robótica.
SIMULAÇÕES
Plataforma desenvolvida na Universidade de Deusto (Espanha) que disponibiliza inúmeras simulações e aplicativos relacionados a disciplinas STEM. Acesso gratuito.
Há dezenas de simulações, experimentos virtuais disponíveis. Alguns podem ser executados no próprio navegador web; outros, funcionam como um app.
Plataforma que disponibiliza acesso a simulações voltadas a prática de Fìsica. Possui a possibilidade de acesso offline. Acesso gratuito.
Temas com várias simulações disponíveis: Movimento; Som & Ondas; Trabalho, Energia & Potência; Calor & Termometria; Fenômenos Quânticos; Luz & Radiação; Eletricidade, Ímãs & Circuitos.
Laboratórios Remotos do Tecnológico de monterrey/México
Las plataformas de laboratorios remotos permitirán servir como una base para el desarrollo de investigación conjunta a nivel nacional e internacional, con los miembros de las redes de investigación formadas y las instituciones que en un futuro se puedan incorporar a la red de Laboratorios Remotos. Representan además una plataforma para apoyar la formación integral de profesionales en el ámbito de tecnologías de la cadena de valor energética. Estas plataformas son flexibles, permiten el uso eficiente de los recursos de laboratorio, apoyan la formación académica y facilitan el entrenamiento de técnicos e ingenieros en el uso eficiente y la calidad de la energía eléctrica.
Trocando experiências sobre a graduação da Unicamp e Uminho em tempos de Covid-19 (30/4/2020)
Como tem sido a educação remota emergencial num país da América Latina? (12/5/2020)
O caso das licenciaturas em tempos de coronavírus (19/5/2020)
O processo de avaliação em um semestre para lá de especial (28/5/2020)
Docência em tempos de pandemia: expectativas, perspectivas e aprendizagens (17/6/2020)
Portfólio Cooperativo no ensino remoto: é possível! (22/6/2020)
Experiências da Univesp em cursos das áreas de exatas e engenharias (16/7/2020)
Rodas de Conversa GraduAção ER – Estágio de Formação de Professores (24/9/2020)
Rodas de Conversa GraduAção ER – Biológicas e Saúde (16/10/2020)
Rodas de Conversa GraduAção ER – Ingressantes 2 (24/11/2020)
Fórum de Pró-Reitores de Graduação – Boas Práticas de Ensino Remoto em 2020 (17/11/2020)
Webinar – Conhecendo ALEKS e Connect: Plataformas de Apoio ao Ensino (26/11/2020)
- Rodas de Conversa Graduação ER – Desafios em Ensino Remoto (20/1/2021)
- Mobile Technologies in Medical Education
- Twelve tips for using social media as a medical educator
- Twelve tips for rapidly migrating to online learning during the COVID-19 pandemic
- Cinep – Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior
- Evaluación del y para el aprendizaje a distancia: Recomendaciones para docentes de educación media superior y superior
- How lenient, or not, should professors be with students right now?
- Selecting Online Alternatives to Common Assessment Methods
- Recomendaciones para la transición a la docencia no presencial
- The future of assessment: five principles, five targets for 2025
- Mobile Technologies in Medical Education
- Twelve tips for using social media as a medical educator
- Twelve tips for rapidly migrating to online learning during the COVID-19 pandemic
- Cinep – Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior
- Evaluación del y para el aprendizaje a distancia: Recomendaciones para docentes de educación media superior y superior
- How lenient, or not, should professors be with students right now?
- Selecting Online Alternatives to Common Assessment Methods
- Página de Apoio ao Ensino Digital da UNESP
- Nota da Unicamp sobre perspectivas para retomada das aulas presenciais
- Resolução GR – 72/2020 – Suspende as atividades presenciais na Universidade por tempo indeterminado
- Resolução GR-024/2020, de 16/03/2020 – Dispõe sobre a suspensão das atividades da UNICAMP no período de 13/03/2020 a 12/04/2020 em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19)
- Resolução GR-025/2020, de 16/03/2020 – Atividades para os cursos de Graduação e Pós-Graduação Unicamp diante da Pandemia de Coronavírus
- Resolução GR-035/2020, de 24/03/2020 – Dispõe sobre o calendário escolar e a adaptação das disciplinas da Graduação para atividades não presenciais em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19)
- Parecer CEE 109/2020
- Deliberação CEE 177/2020
- Deliberações CEPE 2020 – relativas a alterações no calendário, registro, vida acadêmica e afins
- RELATÓRIO da consulta sobre as condições de trabalho docente remoto durante a pandemia de covid-19
- Relatório Docente Observatório CGU – A Unicamp e o Coronavírus
- Orientações – Protocolos de Bancas de TCC e de Pós-Graduação