Trocando experiências sobre a graduação da Unicamp e Uminho em tempos de Covid-19

Prof. Manuel Costa – UMinho/PT

Em mais uma frente de apoio aos professores e aos gestores acadêmicos neste momento de ensino remoto emergencial, inauguramos hoje uma série de WEB MEETINGs sobre a graduação. Essa é uma iniciativa liderada pela Pró-Reitoria de Graduação – PRG, com apoio do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem – EA2 e do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais – GGTE. Para este primeiro encontro, convidamos o Prof. Manuel João Costa, do Centro IDEA (Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem) da Universidade do Minho de Portugal www.idea.uminho.pt.

A UMinho é uma universidade muito similar à Unicamp em número de estudantes e cursos de Graduação, distribuídos em todas as áreas do conhecimento, reconhecida pelo seu perfil de inovação e pesquisa. O objetivo desse primeiro encontro foi conhecer as estratégias adotadas por essa universidade diante da suspensão das atividades presenciais e trocar experiências e lições aprendidas. A equipe de docentes e pesquisadores do IDEA, um representante estudantil e a Ouvidoria da UMinho também contribuíram com suas percepções e reflexões.

Profa. Eliana Amaral – PRG/Unicamp

O encontro foi coordenado pela Profa. Eliana Amaral, Pró-Reitora de Graduação da Unicamp e abordou diversos tópicos, como: mudança emergencial para a atividade remota; como lidar com disciplinas com atividades práticas, estágios e laboratório; avaliações na excepcionalidade do semestre; e lições aprendidas. O webinar contou com a presença de 99 participantes, a maioria docentes de Unicamp, mas também funcionários, pós-graduandos, graduandos e docentes de outras instituições.

Durante sua fala, o Prof. Manuel destacou a importância de definir processos comuns para a universidade, de reconhecer a excepcionalidade do momento, de se antecipar às situações, e de percebermos que todos estamos mais vulneráveis e precisamos de suporte.

Profa. Soely Polydoro – EA2/Unicamp

Tendo sido a primeira universidade portuguesa com caso de estudante com COVID-19, a UMinho precisou se “reinventar” na virada de um fim-de-semana. O IDEA desenvolveu suas ações em três grandes frentes: 1. Possibilitar o máximo de condições aos estudantes e professores para o ensino remoto emergencial; 2. Aprimorar as atividades remotas sendo oferecidas; 3. Definir diretrizes e orientar o processo de avaliação dos estudantes nas unidades curriculares ou disciplinas. Além desses pontos gerais, também frisou a necessidade de manter atenção para os casos pontuais. Para isso, a aproximação entre gestores acadêmicos, professores, funcionários e estudantes foi essencial.

Prof. Marco Antonio – GGTE/Unicamp

Essa proximidade possibilitou o acesso dos estudantes a equipamentos, internet, bem como sua formação para uso dos ambientes virtuais de aprendizagem e ao modo de se estudar no contexto virtual. Para o enfrentamento dessas fases, a equipe criou o IDEA-Digital, disponível no site https://idea.uminho.pt/pt/ideadigital. Estão, agora, dando especial atenção ao programa “Partilhando Ideias”, um encontro virtual semanal para toda a comunidade discutir suas vivências em torno de temas associados ao ensino e aprendizagem no momento atual.

A Unicamp também desenvolveu várias iniciativas e criou uma página especial de apoio ao ensino digital, disponível em https://www.ea2.unicamp.br/ensino-digital-2/, onde é possível obter orientações, materiais de apoio ao docente e também um espaço para troca de mensagens (email e chat) para orientações específicas. Os materiais gravados e disponibilizados na forma de Webinar, como este, também serão compartilhados nesta página.

Imagem do Webinar

Esta série de interações continuarão com a UMinho sobre “O caso das licenciaturas em tempos de coronavírus” (19 de maio de 2020, 11-12h30) e “O processo de avaliação em um semestre para lá de especial” (em agendamento).

Também haverá encontros com a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), sobre “Como tem sido a educação remota emergencial num país da América Latina?” (12 de maio de 2020, 11-12h30h) e com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) sobre “O desafio da educação a distância numa universidade pública brasileira em tempos de pandemia”, com a Univesp (15 de maio de 2020, 11-12h30h).

Estes eventos já estão disponíveis e com inscrições abertas em https://www.ea2.unicamp.br/events/event/ciclo-de-webinars-maio/