Palestra aborda processos inovadores na docência universitária e seus desafios

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Maria Isabel da Cunha no Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)²

A complexidade da docência, diversidade e tensão da pedagogia universitária e a necessidade de inovação foram os temas norteadores da palestra ministrada pela professora Maria Isabel da Cunha, especialista em pedagogia universitária da Unisinos (RS). A apresentação foi realizada no Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², órgão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), na manhã do dia 10 de junho. A iniciativa faz parte do projeto “Aprimoramento da Docência Universitária”, que tem como objetivo estimular reflexões e promover práticas que possibilitem a melhoria das condições de ensino de graduação na Unicamp.

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Maria Isabel da Cunha, especialista em pedagogia universitária da Unisinos

“Atualmente, o professor vê-se numa emergência de construção de novos saberes”, afirma a pesquisadora. A modernidade, com sua dinâmica e mudança de paradigmas, exige isto. Questões como heterogeneidade, novas tecnologias, ética, a conexão ensino e pesquisa e importância da interdisciplinaridade fazem com que o docente necessite buscar novos ferramentais para o trabalho
educacional.

O estudo de experiências inovadoras em sala de aula e o desenvolvimento de processos alternativos para a educação tornam-se estratégicos para essa nova visão de ensino, onde a reprodução do conhecimento é substituída pela produção de conhecimento. De acordo com a professora Maria Isabel, é preciso estudar as experiências inovadoras e avaliar o que é positivo e passível de ser aproveitado e sistematizado. Em geral, são experiências que procuram métodos experimentais e “rompem com a forma tradicional de ensinar e aprender”, como: gestão participativa, diminuição das dualidades entre saberes científicos/saber popular, reordenação do espaço de ensino, extrapolando a sala de aula, entre outras. No entender da professora, tal iniciativa seria útil no aprimoramento docente, pois, além de oferecer alternativas pedagógicas, estimularia uma reflexão rigorosa sobre as atuais práticas de ensino.

Fonte: ASCOM

11/06/2014 – 08:18

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