Autonomia estudantil é tema central em oficina de aprimoramento docente

Nas dependências do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem – (EA)², durante seis encontros, foram realizados debates, práticas e dinâmicas em torno do tema “autorregulação da aprendizagem”. A oficina foi ministrada pela professora Soely Polydoro, da Faculdade de Educação e contou com a participação de diversos docentes e pesquisadores da Unicamp.

Existe uma crença de que o aluno já possui autonomia suficiente para encarar os desafios da vida universitária, já que passou pelos crivos dos processos seletivos, bastante exigentes. Mas nem sempre é isso que se comprova na prática, já que muitos sentem dificuldade de adaptação e levam tempo variável para poder navegar confortavelmente pelo novo ambiente, conseguir organizar seus estudos e usufruir de todos os recursos e possibilidades que a universidade oferece, em termos de aprendizado. Neste sentido, o docente pode ser um fator importante para o estudante adquirir esta autonomia.

A oficina teve como objetivo promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem e autonomia dos estudantes na universidade além da promover a percepção de que os alunos respondem diferentemente às características e oportunidades presentes em sua formação. Portanto, como promotor da aprendizagem, o docente teria um papel crucial, através da reavaliação de suas práticas no sentido de contribuir para um maior envolvimento do aluno diante das novas exigências trazidas pelas especificidades da educação superior. Esta oficina será repetida no segundo semestre de 2014.

A oficina “O professor promovendo a autonomia de estudantes na universidade” foi desenvolvida a partir das atividades de pesquisa e de intervenção realizadas pelo Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior da Faculdade de Educação, e foi dirigida aos professores da Unicamp como parte de um processo mais amplo de desenvolvimento docente proposto pelo (EA)², dentro do programa “Aprimoramento da Docência Universitária”.

Link do evento com bibliografia