Oficina realizada no (EA)2 faz discussão sobre a integração de Ensino e Extensão

Neste dia sete de abril, foi realizado no auditório do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)2  a oficina intitulada “Integração de ensino e extensão: e agora?”. Contando com a participação de docentes, pesquisadores, funcionários e discentes de diversas áreas, o evento atraiu mais de sessenta participantes e foi a primeira experiência híbrida (on-line e presencial) do órgão.

Organizado pelo (EA)2 e Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a oficina-debate contou com a participação dos docentes Sandro Tonso (FT), Josianne Cerasoli (IFCH) e Lais Fraga (FCA), compondo a mesa diretora do evento. As apresentações e discussões giraram em torno da integração entre ensino e extensão e sobre os desafios da universidade em suas relações com a sociedade.

Para os debatedores, a integração da extensão no ensino traria uma oportunidade única de incorporar, nas mais diversas formações universitárias, as questões cotidianas da sociedade, num processo de diálogo e aprendizados recíprocos capazes de ampliar o potencial transformador dos diferentes modos de conhecimento.

Além de fomentar a questão em pauta, o encontro também serviu para apresentar um Curso – a ser realizado pela EDUCORP, aberto a todos os servidores (docentes, pesquisadores, técnicos e administrativos) – com o objetivo de discutir a indissociabilidade entre práticas de extensão, direitos humanos e questões socioambientais, visando sua incorporação nos currículos das formações realizadas na UNICAMP.

O Curso “Integração de Ensino e Extensão: e agora?” está estruturado em 6 encontros temáticos e uma ação pontual junto a um projeto existente de extensão ou junto a uma comunidade/território escolhido pelo cursista. Para saber mais sobre o curso e se inscrever, acesse o link.

Caso queira assistir o evento gravado, acesse nosso canal no Youtube.