Terezinha Rios fala sobre ensino de graduação durante seminário na Unicamp

A educadora e filósofa Terezinha Azerêdo RiosNão há possibilidade de um ensino de graduação forte e de qualidade sem um projeto político pedagógico consistente. Para a educadora e filósofa Terezinha Azerêdo Rios tal projeto deve apontar caminhos, se configurando, antes de tudo, como um desejo e necessidade dos envolvidos. “Projeto é algo que se lança à frente e que faz a gente visitar o futuro, dizer o que queremos. É de um curso, é de um professor em sua disciplina, mas é também de uma universidade. É muito importante pensar que chamamos a universidade de uma instituição de ensino superior. Mas o ensino, às vezes, tem sido esquecido”, afirmou.

A especialista em projetos de formação de professores e educação continuada participou na manhã desta terça-feira (22) da conferência de abertura do II Seminário Construindo Indicadores de Qualidade para a Graduação. A iniciativa é promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por meio do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Unicamp (EA)². O objetivo do evento, que acontece até esta quarta-feira (23) no Centro de Convenções, é discutir a construção de um ensino de graduação na Universidade alinhado com o conjunto de indicadores de qualidade proposto pela comunidade acadêmica.

“Uma das tarefas da universidade é promover isso, ou seja, dar força aos seus cursos e à formação que se faz aqui. Um professor formado não é um professor pronto, ele vai se formando. Portanto, um projeto como este é um projeto de formação continuada, de modo que a Unicamp está de parabéns pela iniciativa”, avaliou Terezinha Rios, autora, entre outros, dos livros Ética e Competência, Compreender e ensinar – por uma docência da melhor qualidade e Filosofia na escola – o prazer da reflexão.

O pró-reitor de Graduação da Unicamp, Luis Alberto Magna, lembrou que o tema do seminário constitui-se numa “expectativa muito antiga da comunidade da Universidade, especialmente de docentes e alunos.” Luis Magna ressaltou ainda que o objetivo dessa discussão é que “a qualidade dos alunos formados pela Unicamp atinja, de fato, o previsto não somente no conteúdo, mas na prática, em habilidades dos seus cursos.”

Pró-reitor de Graduação da Unicamp, Luis Alberto Magna e o coordenador do (EA)², Sérgio da Silva LeiteO coordenador do (EA)², Sérgio da Silva Leite, ressaltou que o projeto político pedagógico é o grande tema a ser tratado nas discussões dos dois dias de evento. “Nesses dois anos de trabalho no EA² foi ficando claro para nós que todo processo de qualificação docente pode ser muito bom, mas também complicado, principalmente se não existir nas Unidades de ensino projetos políticos pedagógicos de qualidade.”

O seminário abordará os indicadores de qualidade na graduação em três focos: a reflexão crítica sobre as interfaces entre projeto pedagógico/proposta curricular e avaliação; as mediações necessárias para viabilizar processualmente o conjunto de indicadores de qualidade; e subsidiar teoricamente a proposição de instrumentos de avaliação.

22/09/2015 – 12:04

Comentários estão fechados.