Programa Acolhimento de novos docentes chega à sua 3ª edição

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por meio do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², promove a terceira edição do programa Acolhimento de Novos Docentes, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, no Hotel Solar das Andorinhas.

Os novos docentes contratados desde o começo deste ano estarão imersos em intensa programação com atividades nos períodos da manhã e da tarde, recebendo e discutindo todas as informações pertinentes relativas à Unicamp. “É muito importante que os novos docentes sejam inseridos de forma plena nas atividades da Unicamp”, afirma o professor Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação.

O Programa
O programa Acolhimento de Novos Docentes constitui-se numa política institucional de formação continuada dos docentes da Universidade e de melhoria na qualidade de ensino nos cursos de graduação.  “As universidades de ponta estão percebendo um principio que é fundamental: se uma universidade quiser ser realmente de ponta, ela tem que ter não só pesquisa, mas também tem que ter ensino de ponta”, diz o coordenador do EA², o professor Sergio Leite.

Sergio Leite lembra ainda que construir um sistema de ensino de ponta significa superar modelos tradicionais pedagógicos, concepções teóricas antigas, a partir de ideias sobre aprendizagem e ensino muito mais eficientes e motivadoras. Pode-se dizer que a Unicamp precisa avançar na área do ensino de graduação, pois sempre é bom lembrar que uma das funções da Universidade é a formação de profissionais, o que deve ocorrer numa perspectiva crítica e transformadora.

Segundo o modelo considerado tradicional, a aprendizagem é um processo de transmissão – quem sabe ensina quem não sabe – sendo que esse modelo marca o pensamento pedagógico desde a idade média, embora ainda esteja muito presente em nosso meio. Verifica-se, por exemplo, que se trabalha muito a ideia de que, para um aluno aprender, ele precisa da aula expositiva, quando já sabemos que essa não é a única e a melhor condição para o aluno aprender. Esta concepção, hoje, está cientificamente verificada.

Uma das linhas de ação que o EA² vem tentando desenvolver na Unicamp é procurar mostrar que o aluno pode aprender de forma significativa, através de outras condições de ensino que possibilitam uma nova forma de relação do aluno com os objetos e conteúdos. Tais propostas têm sido caracterizadas como metodologia ativa, ou ensino ativo, em que o aluno assume uma posição mais ativa no processo, com atividades como leitura direta, grupos de trabalho e pesquisa, acesso à internet, trabalho de campo, etc. Neste modelo, a aula expositiva é utilizada geralmente com outras funções, principalmente a de síntese. Tal concepção ativa de ensino implica, portanto, uma forma ativa de se pensar a relação ensino-aprendizagem, através de metodologias ativas. Enfim, tudo gira em torno da ideia de que o aluno tem outras formas de se apropriar do conhecimento.

A iniciativa do programa Acolhimento tem o propósito de facilitar a adaptação dos novos docentes às condições institucionais da Universidade e assessorá-los no planejamento e execução do trabalho acadêmico.Toda a programação do “Acolhimento” é pensada em cima de três questões-chaves: o que o professor iniciante precisa saber sobre a Universidade, o que precisa saber sobre o aluno e o que precisa saber sobre práticas pedagógicas. Os programas atingem professores e coordenadores de cursos, visando o planejamento das condições de ensino.

14/08/2015 – 13:40