Arquivos: Apoio ao Ensino Digital
RESOLUÇÃO CONAES 01/2010 – Normatiza o Núcleo Docente Estruturante
RESOLUÇÃO Nº 01, DE 17 DE JUNHO DE 2010 Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do art. 6.º da Lei N.º 10861 de 14 de abril de 2004,…
PORTARIA MEC 147/2007 – Cita NDE
Portaria nº 147, de 2 de fevereiro de2007 Dispõe sobre a complementação da instrução dos pedidos de autorização de cursos de graduação em direito e medicina, para os fins do disposto no art. 31, § 1º, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. O MINISTRO DE ESTADO…
Parecer CONAES 04/2010 – Sobre o Núcleo Docente Estruturante
Parecer CONAES N° 4, de 17 de junho de 2010 – Sobre o Núcleo Docente Estruturante – NDE *Homologado em 27/7/2010 O Núcleo Docente Estruturante NDE foi um conceito criado pela Portaria Nº 147, de 2 de fevereiro de 2007, com o intuito de qualificar o envolvimento docente no processo…
Resolução GR – 030/2012 – Cria o Núcleo Docente Estruturante
Resolução GR-030/2012, de 19/06/2012 Reitor: Fernando Ferreira Costa Cria o Núcleo Docente Estruturante. O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, no uso de suas atribuições legais baixa a seguinte resolução: Artigo 1º – Em caráter opcional fica outorgada às unidades universitárias a possibilidade de criação de um Núcleo Docente Estruturante…
Oficina: As Metodologias Ativas e as Estratégias de Ensino Docente como Aliadas na Curricularização da Extensão
Possibilidades e limitações dos sistemas de Inteligência artificial no Ensino e na Pesquisa em Educação em Química: para além do chatGPT
![](https://www.ea2.unicamp.br/wp-content/uploads/2024/03/evento-27-250x150.png)
Possibilidades e limitações dos sistemas de Inteligência artificial no Ensino e na Pesquisa em Educação em Química: para além do chatGPT Nesta conversa, buscaremos apresentar alguns dados de pesquisas recentes sobre o uso de sistemas de Inteligência Artificial Generativa que podem apresentar potencialidades para a educação. Não teremos como foco exclusivo o…
Livro PED+: perspectivas para formação docente na Pós-Graduação
Organizado pelos professores Arnaldo Pinto Junior e Gildo Girotto Junior, o livro PED+: perspectivas para formação docente na Pós-Graduação é um dos resultados do trabalho colaborativo de docentes da Unicamp junto ao Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizado [ea]². Pensado para compartilhar conhecimentos e experiências desenvolvidos no programa PED+, a obra…
Mesa Redonda – A mente por trás do ChatGPT
Rodas de Conversa – Estudantes indígenas na Unicamp: a concepção do vestibular para os povos originários
![](https://www.ea2.unicamp.br/wp-content/uploads/2023/04/Banner-Rodas-Abril2-250x150.jpg)
Palestrantes: Prof. José Alves de Freitas Neto (IFCH/COMVEST) e Prof. Arnaldo Pinto Jr. (Mediador-FE) Evento Presencial e On-Line (Híbrido) 19 de Abril, 10h30 Sobre o Evento A presença dos povos originários nos cursos de graduação da Unicamp tem promovido intensos debates acerca das novas configurações do corpo discente. A cada…