Literacia da informação e de mídia Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os alunos articulem necessidades de informação; encontrem informação e recursos em ambientes digitais; organizem, processem, analisem e interpretem informação; e comparem e avaliem criticamente a credibilidade e a confiabilidade da informação e das suas…
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Engajamento ativo Usar tecnologias digitais para promover o envolvimento ativo e criativo dos alunos com um assunto específico. Usar tecnologias digitais no âmbito de estratégias pedagógicas que fomentem as competências transversais dos alunos, a reflexão profunda e a expressão criativa. Abrir a aprendizagem a novos contextos do mundo real, que…
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Diferenciação e personalização Usar tecnologias digitais para atender às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos, permitindo que estes progridam a diferentes níveis e velocidades e sigam caminhos e objetivos de aprendizagem individuais. Atividades Relacionadas Usar tecnologias digitais para dar resposta individual às necessidades especiais dos alunos (p. ex., dislexia,…
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Acessibilidade e inclusão Garantir acessibilidade a recursos e atividades de aprendizagem para todos os alunos, incluindo os que têm necessidades especiais. Ter em consideração e dar resposta às expetativas, capacidades, usos e conceções erróneas (digitais) dos alunos, bem como ao uso contextual, físico e cognitivo que fazem das tecnologias digitais.…
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Feedback e planejamento Usar tecnologias digitais para fornecer feedback oportuno e direcionado aos alunos. Adaptar estratégias de ensino e proporcionar apoio direcionado, com base nas evidências geradas pelas tecnologias digitais utilizadas. Permitir que alunos e encarregados de educação compreendam as evidências fornecidas pelas tecnologias digitais e as usem para tomada…
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Análise de evidências Produzir, selecionar, analisar criticamente e interpretar evidências digitais sobre a atividade, desempenho e progresso do aluno, de modo a informar o ensino e aprendizagem. Atividades Relacionadas Formular e implementar atividades de aprendizagem que produzam dados sobre a atividade e desempenho do aluno. Usar tecnologias digitais para…
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Estratégias de avaliação Usar tecnologias digitais para a avaliação formativa e somativa. Melhorar a diversidade e adequação dos formatos e abordagens de avaliação. Atividades Relacionadas Usar ferramentas de avaliação digital para monitorar o processo de aprendizagem e obter informação sobre o progresso dos alunos. Usar tecnologias digitais para melhorar…
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Aprendizagem autorregulada Usar tecnologias digitais para apoiar a aprendizagem autorregulada dos alunos, i.e., permitir que planejem, monitorem e reflitam sobre a sua própria aprendizagem, forneçam evidências de progresso, partilhem ideias e encontrem soluções criativas. Atividades Relacionadas Usar tecnologias digitais (p. ex., blogues, diários, ferramentas de planificação) para permitir aos…
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Aprendizagem colaborativa Usar tecnologias digitais para promover e melhorar a colaboração do aluno. Permitir que os alunos usem tecnologias digitais enquanto parte de tarefas colaborativas, como meio de melhorar a comunicação, a colaboração e a criação colaborativa de conhecimento. Atividades Relacionadas Implementar atividades de aprendizagem colaborativa, nas quais são…
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Orientação Usar tecnologias e serviços digitais para melhorar a interação com os alunos, individual e coletivamente, dentro e fora da sessão de aprendizagem. Usar tecnologias digitais para proporcionar orientação e assistência oportuna e dirigida. Experimentar e desenvolver novas formas e formatos para oferecer orientação e apoio. Atividades Relacionadas Usar…
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