1º Encontro “Experiências práticas em aprendizagem ativa na Unicamp”

Fonte: Dario Mendes – PRG/UNICAMP

No último dia 24 de outubro, o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) em parceria com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), organizou o evento intitulado “Experiências Práticas em Aprendizagem Ativa na Unicamp”. Realizado no auditório do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), o encontro teve como objetivo apresentar experiências práticas em aprendizagem ativa de professores da Unicamp convidados.

Os dois palestrantes, o professor Marco Antônio Garcia de Carvalho (Faculdade de Tecnologia – FT) e a professora Maria Teresa Moreira Rodrigues (Faculdade de Engenharia Química  – FEQ), estiveram em 2012 visitando escolas e faculdades nos EUA, a fim de aprenderem mais sobre “Aprendizagem Ativa”, assim trouxeram algumas experiências de como é aplicado tal método.

O Prof. Sérgio Leite, coordenador do EA2, abriu o vento lembrando que quando observamos Universidades de ponta no exterior, elas não apresentam apenas pesquisa de qualidade, mas também ensino. “Não existe universidade avançada, que não tenha também um ensino forte”, afirmou. Como estratégia, o Ensino Ativo vem trazer para a Unicamp um conceito que, se a universidade quiser melhorar o nível de aprendizagem dos seus alunos em sala de aula, é preciso rever as práticas utilizadas.

O pró-reitor de Graduação, professor Luís Alberto Magna, falou do quanto a Pró-reitoria de Graduação tem se empenhado nessa linha de valoração das ações relativas ao ensino e aprendizagem. “O ensino é algo que se estabelece linear e continuamente, razão pela qual existe essa ligação com ambos os níveis, e assim nos permitiram chegar a alçar voos mais altos como o projeto que se inicia hoje”, concluiu.

A professora Maria Teresa e o professor Marco Antônio deram suas palestras falando das experiências em planejamento pedagógico que vem sendo desenvolvidas nas suas unidades e que se intensificaram após a participação dela e de um grupo de professores durante uma semana na Universidade Harvard nos Estados Unidos, sobre novas práticas de ensino e aprendizagem.

O EA2 e o GGTE e anunciaram a continuidade desse evento para o mês de novembro. “A ideia é continuar a convidar todos os colegas da Universidade para falarem sobre ações que estão sendo feitas sobre aprendizagem ativa e tecnologia”, afirmou Prof. Valente, coordenador do GGTE.