2º Encontro “Experiências práticas em aprendizagem ativa na Unicamp”

No último dia 28 de novembro, o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) em parceria com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), organizou a 2a edição do evento intitulado “Experiências Práticas em Aprendizagem Ativa na Unicamp”. Realizado no auditório do EA2, o encontro teve como objetivo apresentar experiências práticas em aprendizagem ativa de professores da Unicamp convidados.

No primeiro encontro, os dois palestrantes, o professor Marco Antônio Garcia de Carvalho – FT e a professora Maria Teresa Moreira Rodri
gues – FEQ, apresentaram as experiências que obtiveram em 2012, visitando escolas e faculdades nos EUA, a fim de aprenderem mais sobre “Aprendizagem Ativa”. Neste encontro, outros dois docentes da casa, os Profs. Rodolfo Jardim de Azevedo – IC e Luis Antonio Violin Pereira – IB, demonstraram as experiências práticas de ensino ativo que vêm aplicando nas suas disciplinas na Unicamp e os resultados que já vão se mostrando positivos.

Sobre a iniciativa de realizar estes eventos, o Prof. Sérgio Leite, coordenador do EA2, lembrou que quando observamos Universidades de ponta no exterior, elas não apresentam apenas pesquisa de qualidade, mas também ensino. “Não existe universidade avançada, que não tenha também um ensino forte”, afirmou. Como estratégia o Ensino Ativo vem trazer para a Unicamp um conceito que, se a universidade quiser melhorar o nível de aprendizagem dos seus alunos em sala de aula, é preciso rever as práticas utilizadas.

O EA2 e o GGTE darão continuidade a esse clico de eventos mensais a partir do início de 2015. “A ideia é continuar a convidar todos os colegas da Universidade para falarem sobre ações que estão sendo feitas sobre aprendizagem ativa e tecnologia”, afirmou Prof. Valente, coordenador do GGTE.