Unicamp assina protocolo de intenções da Redaes

Instituições participantes da Rede de Apoio ao Ensino Superior (Redaes) assinaram, em agosto último, um protocolo de intenções para troca de experiências. A Redaes é uma organização social e acadêmica criada com o objetivo de reunir docentes, gestores e demais profissionais das instituições conveniadas que tenham envolvimento com os e/ou responsabilidade pelos processos de formação, inicial e continuada, de docentes da educação superior. A cerimônia de assinatura aconteceu na Universidade Federal do ABC (UFABC) e contou com a presença do pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro, representando o reitor Antonio José de Almeida Meirelles e do coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem [EA]² , professor Arnaldo Pinto Júnior.

Para o pró-reitor, é preciso “reencantar os professores”, pois, em geral, os docentes das universidades públicas precisam encontrar o prazer de lecionar e de ajudar no esforço coletivo para “melhorar os cursos de graduação”, sendo a Redaes “um sonho que ficou maior do que a gente esperava”. O professor Arnaldo Pinto Júnior, disse considerar a formalização da Redaes um movimento importante das instituições paulistas em direção à qualificação da atuação de docentes nos cursos de graduação. Ele avalia que a assinatura do documento consolida as articulações interinstitucionais iniciadas no primeiro semestre de 2022. Na condição de atual coordenador do Conselho Gestor da Redaes, o professor agradeceu pessoalmente o comprometimento de todas as pessoas envolvidas e destacou “a relevância das ações coletivas para se alcançar os objetivos traçados pela rede”.

Representantes da Redaes que assinaram o protocolo de intenções
Representantes da Redaes que assinaram o protocolo de intenções;  trata-se de um movimento importante das instituições em direção à qualificação da atuação de docentes de graduação

O professor Dácio Roberto Matheus, reitor da UFABC, apresentou uma síntese da história da parceria, desde os primeiros passos, articulados pela Unicamp, até as necessidades e os desafios que foram percebidos por todas as instituições, necessidades e desafios relacionados principalmente à formação docente e à questão da prática pedagógica. Matheus também lembrou das demandas e dos problemas criados durante a pandemia de covid-19, incluindo a emergência da discussão sobre o papel das tecnologias e sobre a importância da presencialidade nos processos formativos de graduação e pós-graduação. Por fim, o reitor da UFABC afirmou que a “reunião é uma oportunidade ímpar para podermos aprofundar nossas práticas e a nossa experiência”.

O reitor da UFABC apresentou a ideia de que a assinatura do protocolo seria a materialização da união de esforços para a resolução de problemas comuns, citando que “um sonho sozinho é apenas um sonho, enquanto um sonho de muita gente é uma realidade…”. Matheus também afirmou que “esse é um momento interessante no qual todos nós nos colocamos à disposição para refletir sobre nossas práticas, nossos acertos, nossos erros, respeitando a diversidade das nossas instituições”. A seguir, os representantes participaram da cerimônia de assinatura dos termos do protocolo.

A Redaes é integrada pelas seguintes instituições: UFABC, Unicamp, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Instituto Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Virtual do Estado de São Paulo e Universidade de São Paulo.

Assista ao vídeo da cerimônia na íntegra: