Seminário sobre qualidade da graduação reúne representantes de cursos da Unicamp

Durante os dias 6 e 7 de outubro, o evento “Construindo Indicadores de Qualidade para a Graduação” reuniu mais de 60 representantes de 33 cursos de graduação da Unicamp. O seminário foi voltado para coordenadores de cursos de graduação, seus associados ou representantes.

seminario1

Professor Marcos Masetto, da PUC-SP e professora Mara de Sordi (EA2)

O objetivo do encontro foi discutir as marcas desejáveis no perfil do aluno egresso de graduação da Unicamp, como resultado de um processo de formação de qualidade. De acordo com os idealizadores do evento, a construção destes indicadores envolveria várias dimensões do ensino de graduação, sendo, neste momento, destacado o debate sobre a gestão do projeto político pedagógico. Como resultado final, os dois dias de discussão culminaram na construção de uma agenda que apontou questões e ações necessárias para avançar na qualidade do processo de formação do estudante.

Esta reunião foi um passo importante na continuidade das discussões sobre os critérios de qualidade na graduação e suas especifici
dades, nos diferentes cursos da Universidade. O assunto já vem sendo abordado pelo (EA)² em suas reuniões com um Grupo de Trabalho, composto por coordenadores de cursos de graduação, dentro do programa institucional do órgão chamado “Rodas de Conversa”. O pressuposto que definiu a realização de um seminário abrangendo todos os coordenadores de cursos da Unicamp foi a necessidade de avanços na discussão sobre estes critérios, receber o feedback dos diferentes cursos e possibilitar criar espaços institucionais de discussão do assunto de forma descentralizada, dentro das próprias unidades de ensinos da Unicamp – os institutos e faculdades.

Num primeiro momento, o evento teve uma palestra introdutória sobre o assunto, ministrada pelo pseminario2rofessor Marcos Masetto, especialista da PUC-SP, que abordou suas diversas experiências na área de qualidade de ensino. Seguiu-se um painel de troca de experiências sobre gestão pedagógica inovadora, com relatos de professores de áreas distintas da Unicamp: Professores Dirce Djanira Pacheco e Zan (FE), Alcides Scaglia (FCA) e Maria Teresa Rodrigues (FEQ e (EA)²).

No segundo dia, foram formados grupos de discussão, compostos por representantes dos diversos cursos da Universidade, com o intuito de identificar as marcas desejáveis no perfil do egresso da Unicamp. No momento seguinte, todos se reuniram em uma plenária para discutir estes indicativos e concluir a construção da agenda de organização dos projetos pedagógicos, geral e de cada curso.

Como ação final do evento, o produto das discussões será enviado, em forma de relatório, aos coordenadores, para que estimulem o debate em suas unidades e, num próximo encontro, tragam para o grupo os resultados deste processo, possibilitando o fechamento de propostas concretas de programas institucionais, com o objetivo de aprimoramento da qualidade da graduação.

O evento foi organizado pelo (EA)² e Pró-reitoria de Graduação, com o apoio da FEQ. Foi realizado no auditório da Engenharia Química e contou com mais de 60 participantes, majoritariamente docentes coordenadores de cursos de Graduação.

09/10/2014 – 09:14

Comentários estão fechados.