Alunos da Unicamp organizam workshop de LaTex e Git

latex_workshopNo último sábado, 27 de setembro, ocorreu nas dependências do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², o Workshop  de LaTeX e Git. O evento atraiu um público de 39 pessoas, com alunos dos programas de graduação, mestrado e doutorado e foi organizado pelo Laboratório de Pesquisa Operacional e Otimização (LPOO), vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).

O LaTex é um sistema tipográfico, bastante adequado para produzir documentos científicos e matemáticos de grande qualidade tipográfica. O sistema serve para produzir todo tipo de documentos como: dissertações, teses, cartas, livros etc. O Git é um sistema de controle de versão, projetado para facilitar a vida de quem quer executar projetos em equipe. Pode ser utilizado também por quem trabalha sozinho, devido à possibilidade de ‘controlar’ as versões do projeto. Durante o dia, foram apresentados conceitos básicos de LaTeX e Git e exemplos de como utilizá-los conjuntamente para facilitar trabalhos em equipe, além de sua aplicabilidade na produção de dissertações e teses.

O workshop teve abertura de Greg Wilson, ex-professor da Universidade de Toronto e fundador e diretor da Software Carpentry e da professora Beatriz Jansen, coordenadora de Projetos do EA2. Wilson destacou a importância do uso das ferramentas para os estudantes e Jansen parabenizou ainiciativa dos realizadores, além de colocar o espaço institucional à disposição dos alunos para iniciativas semelhantes.

O evento teve avaliação positiva, de acordo com os organizadores: “Existe uma grande demanda, por parte dos alunos, para que alguém lhes ensine essas ferramentas, já que seus orientadores as recomendam, mas iniciativas como essa são poucas. Normalmente os alunos não precisam de nada muito complicado, mas eles não sabem por onde começar a aprender. Fiquei muito feliz quando o EA2 disse que poderíamos utilizar o espaço para o workshop e espero que isso sirva de exemplo para que outras pessoas também o utilizem para este tipo de iniciativa, ” afirmou um dos organizadores do evento, Raniere Silva, aluno de graduação do Imecc.

O workshop  de LaTeX e Git foi idealizado com o objetivo de ajudar os alunos a darem seus primeiros passos com o LaTeX e ensinar como eles podem utilizar um dos modelos de dissertações e teses disponíveis na internet. Foi realizado pelo LPOO, com patrocínio do writeLaTeX e apoio da Software Carpentry e EA2 – Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem/Unicamp.

Link para vídeos do evento

01/10/2014 – 10:39