Novo docente tem três dias para conhecer estrutura da Unicamp

A segunda edição do programa de Acolhimento de Novos Docentes foi aberta na manhã desta segunda-feira, com a participação dos ingressantes contratados pela Unicamp a partir de 1º de julho de 2014. Até quarta-feira, cerca de 60 docentes estarão imersos em palestras e grupos de discussão sobre temas ligados ao dia a dia da docência, recebendo informações relacionadas ao funcionamento dos órgãos da Universidade, ao perfil dos alunos da graduação e às práticas pedagógicas. O encontro organimg_acolhe_350x230_10022015izado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), através do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², está acontecendo no Hotel Solar das Andorinhas.

O professor Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação, deu início à programação explicando a estrutura da Administração Central da Unicamp (os papéis do Conselho Universitário, da Reitoria e seus órgãos) e mais detalhadamente da PRG e órgãos vinculados. “As atividades de ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis. Porém, sendo a Unicamp uma instituição de ensino superior, nosso compromisso é com a formação de recursos humanos qualificados para o exercício profissional, o que significa que o ensino de graduação é a pedra fundamental do tripé. Qualquer universidade que pretenda se considerar reconhecida e respeitada no cenário nacional e internacional, não pode negligenciar na atenção que dedica ao ensino.”

A palestra seguinte foi da professora Beatriz Jansen, coordenadora de Projetos do (EA)², abordando “A questão do ensino da graduação na Universidade”. “Hoje pretendemos discutir as condições do ensino com os novos colegas, mostrando que temos políticas e programas importantes como o Enem, o ProUni e a adoção de cotas – ações favorecedoras da entrada de um maior número de alunos no nível superior – mas que, por outro lado, continuamos com muitas dificuldades devido às desigualdades sociais, como em acompanhar a entrada e o desenvolvimento destes alunos – a evasão é grande. Queremos mostrar que, dentro da sala de aula, podemos oferecer uma formação melhor, mais sustentável, ampla e crítica.”

O professor Sérgio Leite, coordenador do (EA)², disse que a programação do evento foi pensada em cima dimg_acolhe_350x230_10022015_2e três questões-chaves: o que o professor iniciante precisa saber sobre a Universidade, o que precisa saber sobre o aluno e o que precisa saber sobre práticas pedagógicas. “Em minha palestra, vou apresentar o objetivo e a estrutura do (EA)², principalmente os programas que estamos executando, inclusive este de Acolhimento de Novos Docentes. Os programas atingem professores e coordenadores de cursos, visando, por exemplo, o planejamento das condições de ensino: temos encontros mensais para divulgar práticas pedagógicas e uma ‘Roda de Conversa’ com os coordenadores para discutir critérios de qualidade do aluno da graduação.”

Ainda ontem, os ingressantes puderam saber como funcionam os demais órgãos ligados ao trabalho docente: Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Diretoria Acadêmica (DAC), Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e Sistema de Avaliação e Premiação por Resultados (Sapre). O programa prossegue durante o semestre com reuniões periódicas para discutir o planejamento dos cursos.
09/02/2015 – 16:30