Nona edição do Inovações Curriculares será realizada conjuntamente com Simpósio Internacional e discutirá os Desafios da Educação Superior

Nesta edição de 2023, o evento bienal é organizado pela parceria estabelecida entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). As atividades programadas ocorrerão nos dias 21, 22 e 23 de setembro, contando com diversas palestras, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais e sessão de pôsteres.

Organizado localmente pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o evento “Inovações Curriculares”, realizado desde 2007, começou sua jornada com o título “Seminário Inovações em Atividades Curriculares”. Idealizado pela Profa. Elisabete Pereira, docente da Faculdade de Educação da Unicamp, o evento teve como objetivo inicial congregar todas as unidades de ensino da universidade. Nesse sentido, foi pensado para ser um espaço de intercâmbio de conhecimentos capaz de divulgar e fomentar novas experiências acadêmicas. Nesta edição, o “Inovações Curriculares” foi planejado em conjunto com o Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES), realizado nesta quarta edição pela ABRUEM e Gabinete do Reitor da Unicamp, com apoio da PRG. Como as temáticas e os períodos dos dois eventos eram similares, decidiu-se pela união dos esforços, potencializando assim o impacto das reuniões dentro do meio acadêmico.

Prof. Matheus Souza, coordenador do Evento

A ABRUEM tem papel central na integração das instituições de educação superior estaduais e municipais brasileiras, promovendo a troca de ideias em temas prioritários da comunidade acadêmica por meio das suas câmaras. Fica sob a responsabilidade da Câmara de Educação à Distância e Tecnologias Educacionais a organização periódica do SIIES, que tem como objetivo potencializar e aprofundar discussões envolvendo a interação entre os processos educacionais e a tecnologia. “A parceria entre a Unicamp e a ABRUEM na realização do evento busca fortalecer esta importante rede de colaboração e promover discussões ricas acerca de metodologias, tecnologias e abordagens inovadoras em educação superior. Os eixos temáticos do evento contemplam temas atuais e que demandam maior reflexão da comunidade acadêmica, como, por exemplo, as questões éticas envolvendo o uso de inteligência artificial nos processos de ensino e de aprendizagem”, comenta o Prof. Dr. Matheus Souza, docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação/Unicamp e um dos coordenadores do evento. 

Prof. Arnaldo Pinto Júnior, também coordenador do evento e docente da Faculdade de Educação da Unicamp, comenta sobre o aumento do alcance do evento nesta edição: “Com o passar das edições, o “Inovações” tornou-se mais abrangente, procurando agregar outras instituições universitárias públicas, privadas e comunitárias, pois as problemáticas que eram urgentes nas diferentes edições alcançavam todo o sistema superior de ensino. Em sua nona edição, o evento procura tratar dos desafios e perspectivas da Educação Superior com especialistas do Brasil e do exterior”. 

Prof. Arnaldo P. Jr., coordenador do Evento

O “Inovações”, inicialmente local e presencial, foi crescendo em importância e impacto, agregando universidades e públicos do Brasil inteiro, chegando também a atrair pesquisadores da América Latina. Tal condição promoveu reformulações no formato do evento. O professor Arnaldo Pinto Júnior explica a nova configuração: “Dada a experiência que tivemos na última edição (2021), que ocorreu durante a pandemia e foi totalmente online, decidimos realizar a atual edição no formato híbrido. Portanto, quase todas as atividades poderão ser experienciadas por participantes de todos os rincões do Brasil e exterior, excetuando-se as oficinas, pensadas para funcionar de forma presencial e dialogada. De resto, o evento será híbrido, contando com mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres. O sistema de apresentação de trabalhos será híbrido também, com salas virtuais para comunicações orais e plataforma de exposição de pôsteres online, incluindo sistema de comentários e avaliação.”

“Por ser um evento com seis eixos temáticos que envolvem desde temas mais tradicionais como metodologias de ensino, avaliação, conhecimentos e experiências curriculares até assuntos menos consolidados como microcertificações, formação empreendedora e uso de inteligência artificial na educação superior, o conjunto de palestrantes e convidados é bastante diverso”, afirma Matheus Souza. A conferência de abertura do evento será conduzida pela Profa. Denise Pires de Carvalho, Secretária de Educação Superior do MEC. Além da conferência, outras três palestras enriquecem as discussões. O tema de financiamento da pesquisa por fundações estaduais será abordado pelo Prof. Fábio Guedes Gomes, questões envolvendo formação de professores e competências digitais será apresentado pelo Prof. António Moreira e, finalmente, o Prof. Luciano Sathler traz o tema de microcertificações e formação empreendedora ao Simpósio. O evento contará também com 6 mesas redondas envolvendo gestores, docentes e pesquisadores de IES brasileiras e estrangeiras e dirigentes de órgãos governamentais, como CAPES e INEP.

Em sua última edição, o “Inovações Curriculares” contou com mais de 1400 inscrições, com participantes do Brasil inteiro e da América Latina, além de contar com 130 apresentações de trabalhos, entre pôsteres e comunicações orais. O evento está com inscrições abertas gratuitas, acessível pelo site www.inovacoes.unicamp.br e recebe submissão de resumos até 31 de julho. Os anais do evento com artigos completos selecionados será publicado em meados de 2024, em formato e-book.

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