O ensino interdisciplinar, os trabalhos em equipe e a proposição de problemas como desafios são algumas das características do Project and Team Based Learning (PBL). Este artigo de Rainer Seidel e Elizabeth Godfrey mostra um estudo realizado na Universidade de Auckland, Nova Zelândia, que adotou esse método de aprendizado em cursos de Engenharia.…
Leia Mais
O método de aprendizado Team Based Learning é exposto nesse artigo como uma ferramenta que vai além do “trabalho em grupo”. Para Brandon W. Olson, da Universidade de Oklahoma (EUA), é possível obter diversos benefícios na aplicação desse método em sala de aula para cursos de Engenharia, mostrados através de dados de…
Leia Mais
O método Team-Based Learning (TBL), quando aplicado em cursos de Engenharia, tem se mostrado eficaz e gerado bons resultados na carreira dos alunos. Para Robert M. O’Connell, trabalhar em grupos permite que os alunos se ajudem entre si para solucionar dificuldades, recorrendo até mesmo a materiais e estratégias fora do…
Leia Mais
No exercício da docência, muitos desafios e questionamentos podem surgir. Questões como turmas heterogêneas, a relação entre pesquisa e ensino e inovações nas propostas curriculares são levantadas e, dessa forma, o professor coloca para si uma “emergência de construção de novos saberes”. Nessa apresentação, a professora Maria Isabel da Cunha mostra como…
Leia Mais
O método Small Group Learning (SGL) permite ao aluno desenvolver, juntamente a seu grupo, capacidades para colaborar e trabalhar em equipe para resolver problemas e dificuldades. Junto a isso, unem-se mais teorias e métodos que trazem ganhos e benefícios na carreira do aluno, como Jim Borgfor Parnell aponta nessa apresentação.
Leia Mais
Os resultados obtidos com a aplicação do método de aprendizado Integrated Learning são discutidos neste artigo. Três universidades diferentes aplicaram o método e demonstraram resultados satisfatórios para a pesquisa de James D. McCowan, que mostra como isso pode ser trabalhado a partir de técnicas e experimentos.
Leia Mais
As disciplinas “Atividades Multidisciplinares” – AMs foram criadas em 2005, pela Pró-Reitoria de Graduação com “o objetivo de ampliar a maneira de o aluno ver e interagir com o mundo, e podem ou não fazer parte do elenco de disciplinas dos cursos de Graduação da Unicamp” (Deliberação CCG nº 12/2005…
Leia Mais
Texto e relatório realizados para o Programa de Avaliação de Graduação.
Leia Mais
Arquivos do evento LASPAU (Harvard), realizado em 2012. Com financiamento da Capes, um grupo formado por quinze professores da Unicamp, 12 do ITA e cinco da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participou, na semana passada, do curso Strategies for Innovation in Engineering Education in Brazil, em Harvard, no Estados…
Leia Mais