Programa IngressaGrad finaliza seu primeiro ciclo

Nesta quinta-feira, 17 de maio, encerrou-se o primeiro ciclo de encontros do programa IngressaGrad, no Espaço de Apoio de Ensino e Aprendizagem – EA2. O IngressaGrad é um programa voltado para os professores que ministram disciplinas no 1º ano da Graduação, com o objetivo de sensibilizar e instrumentalizá-los para as demandas dos alunos ingressantes, em relação à sua integração ao ambiente universitário, performance acadêmica e desenvolvimento do compromisso com seu curso.

Este primeiro ciclo iniciou-se em 5 de abril, com a palestra de abertura da Profa. Dra. Elizabeth Mercuri, da Faculdade de Educação.  A apresentação, intitulada “O ano de ingresso na Universidade e o sucesso acadêmico ao longo da graduação”, destacou o primeiro ano como sendo determinante para os níveis de sucesso e satisfação acadêmica, padrões de desenvolvimento ao longo da graduação e decisão de permanência e evasão.

A segunda apresentação, ocorrida no dia 12 de abril, foi realizada pela Profa. Dra. Maria Teresa Moreira Rodrigues, da Faculdade de Engenharia Química. Durante o encontro, a Profa. apresentou o projeto de integração do calouro em sua unidade, procurando salientar os aspectos da experiência que tiveram impacto positivo durante o período inicial de convivência universitária.

Na sequência, no dia 19 de abril, tivemos a palestra da Coordenadora do EA2, Profa. Dra. Soely Polydoro, da Faculdade de Educação. Em sua apresentação, “Capitanear o aprender no ensino superior“ foi promovida reflexão sobre o processo de aprender dos estudantes na universidade e o papel do docente na construção da autonomia dos alunos.

Na semana seguinte, no dia 26 de abril, foi realizada uma apresentação de dois órgãos de suporte ao aluno na Unicamp, o SAE e o SAPPE. As apresentações foram realizadas pelas Dras.  Adriane Pelissoni (SAE) e Tania Freire de Mello (SAPPE). Tratou-se, na ocasião, da adaptação do aluno ao contexto universitário e suas Implicações para saúde mental e seu desenvolvimento educacional.

No primeiro encontro de maio (3), os profs. Rickson C. Mesquita (IFGW) e Marcelo Firer (IMECC) apresentaram experiências de reformulação curricular em suas unidades, com foco no acolhimento dos ingressantes.

No próximo encontro, dia 10 de maio, foi realizada uma oficina intitulada “Uso de estratégias de ensino para favorecer a adaptação dos alunos ingressantes à rotina universitária”, pela Profa. Dra. Fernanda Klein Marcondes (FOP). Os professores presentes foram convidados a participar das atividades práticas e foram discutidas metodologias ativas utilizadas para aproximar o aluno ingressante dos novos conteúdos.

Como fechamento, no dia 17 de maio, o Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto (IFCH/COMVEST) realizou uma discussão sobre o perfil dos estudantes da Unicamp, com dados estatísticos extraídos das ações da COMVEST nos últimos anos.

Este primeiro ciclo de atividades e palestras contou com a participação de 32 professores das diferentes áreas da Universidade e contabilizou 9 encontros de 3 horas cada. O programa irá continuar no segundo semestre, com uma nova programação de palestras e atividades. Se tiver interesse nos materiais disponibilizados pelos professores palestrantes, acesse o repositório do EA2 no link: https://drive.google.com/open?id=1ZoS7JsT0fMQqXPcvF3MqacN03DUGCkix

Acompanhe os eventos e atividades promovidas pelo EA2 pelo site do (EA)2