Workshop Valores Vivos da Unicamp

Publico Alvo: Membros do CONSU, CCG e membros da administração central

A ser realizado no dia 15 de maio, das 9h às 17h, nas dependências do EA2 – Ciclo Básico, e que contará com a participação da Sra. Eva Egron-Polak, Secretária Geral da Associação Internacional de Universidades (Paris-França) e Membro Sênior do Magna Charta Observatory – http://www.magna-charta.org/

A realização deste encontro propõe estimular a discussão sobre os valores vivenciados na Unicamp, identificando as percepções, dificuldades e responsabilidades de cada grupo que compõe a comunidade universitária, além de propor o que pode ser feito para melhorar as experiências e incorporá-las no Plano Estratégico e nas ações da Universidade.

Profa. Eva Polak

A identificação destes Valores vem ao encontro do que é proposto pela Magna Charta Universitatum (MCU), documento elaborado em 1988 na Europa, sobre os princípios fundamentais das Universidades. Desde então, mais de 800 universidades de 85 países já assinaram o documento. O Observatório da Magna Charta de Valores e Direitos Fundamentais (MCO) é o guardião global dos valores universitários consolidados na declaração assinada em 1988. O MCO foi fundado pela Universidade de Bolonha e a Associação de Universidades Europeias em 2000, e realiza diversas atividades para consolidar, disseminar e discutir os valores e princípios contidos na declaração, com a preocupação de difundir a importância da construção e solidificação de valores nas instituições de ensino superior. No Brasil, apenas 13 Universidades assinaram a Magna Charta e a Universidade Estadual de Campinas é uma delas.

Anfiteatro do Instituto de Química
9h00 – 9h30 – Introdução

9h30 – 10h00 – Apresentação dos valores

10h00 – 10h30 – Revisão da lista dos valores