Rodas de Conversa – Estudantes indígenas na Unicamp: a concepção do vestibular para os povos originários

Rodas de Conversa

Palestrantes: Prof. José Alves de Freitas Neto (IFCH/COMVEST) e Prof. Arnaldo Pinto Jr. (Mediador-FE)

Evento Presencial e On-Line (Híbrido)

19 de Abril, 10h30, no EA2 – CB 55 ou pelo link
(necessário login no zoom para acessar a sala virtual): https://us06web.zoom.us/j/81199322950

Link para Inscrição: https://forms.gle/LrKLfAMzWCaQPpUo6

Sobre o Evento

A presença dos povos originários nos cursos de graduação da Unicamp tem promovido intensos debates acerca das novas configurações do corpo discente. A cada ano que passa, cresce o número de candidatas/os indígenas prestando nosso vestibular. Mas quais são as especificidades dessa prova? Que concepções fundamentam sua elaboração? A ideia desta roda de conversa é apresentar à comunidade acadêmica um histórico do vestibular indígena da Unicamp, abordando análises realizadas pela Comvest sobre o perfil das/os estudantes indígenas ingressantes. O evento contará com a participação do professor José Alves de Freitas Neto (IFCH), diretor da Comvest, e a mediação do professor Arnaldo Pinto Junior (FE), coordenador do /EA2.

Sobre o ciclo

As discussões acerca do perfil das novas gerações de estudantes nos cursos de graduação se renovam devido as constantes transformações socioculturais. No caso da Unicamp, essa demanda tem sido ampliada com a chegada de estudantes indígenas, oriundos de distintas regiões do país. Outras formas de interação da comunidade acadêmica e de atuação docente são requeridas visando o acolhimento e a permanência desse grupo na universidade. O objetivo do ciclo de rodas de conversa intitulado “Estudantes indígenas na Unicamp” é apresentar as potencialidades e os desafios da docência na graduação diante das novas configurações do nosso corpo discente, cada vez mais representativo da diversidade social brasileira.

Sobre os Palestrantes

José Alves de Freitas Neto

Professor Livre-Docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002) e visiting scholar no Institute of Latin American Studies (ILAS) na Columbia University (Nova Iorque, EUA, 2013). Desde 2004, é docente na UNICAMP, na qual foi coordenador de graduação do curso de História (2006/2010), Coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Unicamp, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (2010-2013), chefe do Departamento de História (2013-2015), coordenador do Programa de Pós-Graduação (2015-2017) e, desde maio de 2017, é Diretor da COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares Unicamp). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, com publicações e pesquisas relacionadas aos temas de cultura e política nas Américas (séculos XIX e XX), com ênfase nas histórias da Argentina e México em temas como história intelectual, cultura visual e história contemporânea. Orientador de trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Arnaldo Pinto Jr. (Mediador)
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Pela mesma universidade, obteve os títulos de Mestrado (2003) e o Doutorado (2010) junto ao programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente é Professor Associado I da Faculdade de Educação, líder do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação e vice-líder do Grupo de Pesquisa Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória. Na área da pesquisa acadêmica, desenvolve estudos nos campos do ensino de História e história da educação, sobretudo discutindo questões relativas ao livro didático, currículo, memória, práticas culturais, sentidos e sensibilidades.