Rodas de Conversa – Estudantes indígenas na Unicamp: diálogos interculturais na sala de aula

Rodas de Conversa
Estudantes indígenas na Unicamp: diálogos interculturais na sala de aula

Palestrantes: Profa. Terezinha Machado Maher (IEL) e Prof. Arnaldo Pinto Jr. (FE)

Evento Presencial e On-Line (Híbrido)

11 de Abril, 9 horas, no EA2 – CB 55 ou pelo link
(necessário login no zoom para acessar a sala virtual): https://us06web.zoom.us/j/89513283777

Link para Inscrição: https://forms.gle/m3ZPq911JKVAif9z6

Sobre o Evento

As múltiplas visões de mundo promovem debates em todos os espaços de sociabilidade. Nas instituições de ensino superior, essas discussões ganham mais força com os aportes teórico-metodológicos de diferentes áreas do conhecimento. Mas o que pode acontecer nos espaços acadêmicos com a presença de estudantes indígenas, portadoras/os de perspectivas culturais distantes dos modelos eurocêntricos? A ideia desta roda de conversa é refletir sobre o conceito de cultura e abordar a interculturalidade nos contextos formais de ensino e aprendizagem. Para ampliarmos as concepções sobre interações culturais, o evento contará com a professora Terezinha Machado Maher (IEL/Unicamp) e o professor Arnaldo Pinto Junior (FE/EA2) discutindo as potencialidades e os desafios da docência universitária diante das novas configurações do corpo discente da universidade.

Sobre o ciclo

As discussões acerca do perfil das novas gerações de estudantes nos cursos de graduação se renovam devido as constantes transformações socioculturais. No caso da Unicamp, essa demanda tem sido ampliada com a chegada de estudantes indígenas, oriundos de distintas regiões do país. Outras formas de interação da comunidade acadêmica e de atuação docente são requeridas visando o acolhimento e a permanência desse grupo na universidade. O objetivo do ciclo de rodas de conversa intitulado “Estudantes indígenas na Unicamp” é apresentar as potencialidades e os desafios da docência na graduação diante das novas configurações do nosso corpo discente, cada vez mais representativo da diversidade social brasileira.

Sobre os Palestrantes

Terezinha Machado Maher
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente, é professora associada MS5.2 (Livre-docente) do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. É co-líder do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq “Vozes na Escola: cultura e identidade em cenários sociolinguisticamente complexos (implicações para a formação de professores em contextos bilíngües e/ou bidialetais)” e afiliada ao Southern Multilingualisms and Diversities Consortium. Foi coordenadora do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL no biênio 2008-2010. Foi vice-presidente do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo) no biênio 2014-2015.Ocupou o cargo de Coordenadora de Graduação em Letras (IEL/UNICAMP) de janeiro de 2011 a maio de 2016.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, cultura e identidade; políticas linguísticas em contextos plurilíngues e multiculturais e educação escolar indígena.

Arnaldo Pinto Jr.
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Pela mesma universidade, obteve os títulos de Mestrado (2003) e o Doutorado (2010) junto ao programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente é Professor Associado I da Faculdade de Educação, líder do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação e vice-líder do Grupo de Pesquisa Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória. Na área da pesquisa acadêmica, desenvolve estudos nos campos do ensino de História e história da educação, sobretudo discutindo questões relativas ao livro didático, currículo, memória, práticas culturais, sentidos e sensibilidades.