Rodas de Conversa – Currículo e Decolonialidade

Rodas de Conversa – Currículo e Decolonialidade

Palestrantes: Profs. Anita Canavarro (UFG) e Elison Paim (UFSC)

Evento Presencial e On-Line (Híbrido)

11 de Outubro, 14 horas, no EA2 – CB 55 ou

pelo link (necessário login no zoom para acessar a sala virtual): https://us06web.zoom.us/j/86197954032

Link para Inscrição: https://forms.gle/PFFJ52LmF4X6BAZG9

Sobre o Evento

As discussões curriculares sempre atraem grande interesse nos mais distintos espaços de formação profissional ou de sociabilidade. As múltiplas visões de mundo fomentam embates acerca dos conhecimentos a serem abordados e construídos nos processos formais de ensino e aprendizagem. Com a intenção de focalizar essa temática nos cursos de graduação, organizamos uma roda de conversa para trabalhar concepções de currículo em articulação com o pensamento decolonial. Para além das perspectivas eurocêntricas, há nos currículos outros sujeitos, culturas, formas de ser, ver e viver que potencializam a decolonialidade. A professora Anna Maria Canavarro Benite (UFG) e o professor Elison Antonio Paim (UFSC) trarão suas experiências de pesquisa e de atuação para essa necessária reflexão.

Quer saber mais sobre Decolonialidade?

Sobre os Palestrantes

Anita Canavarro

Doutora e Mestre em Ciências e Licenciada em Química (UFRJ/ 2005). Professora Associada IV da Universidade Federal de Goiás onde coordeno o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI desde 2006, grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Institui em 2009 o Coletivo CIATA- Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências, cujas ações desenvolvidas renderam em 2013 – Diploma de Reconhecimento por ação cotidiana na luta pela defesa, promoção e proteção dos direitos humanos em Goiás; em 2014 – Honra ao Mérito pela Assessoria Especial para Direitos Humanos e Cidadania; 2016- Prêmio Mulher Combativa; 2018 ? Professora Homenageada nomeando o Centro Acadêmico de Licenciatura Plena em Ciências da UNIFESP Diadema; 2018 – Reconhecimento pela competência, dedicação e Profissionalismo; 2019- Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência; 2019 – Honra ao Mérito em reconhecimento à luta em defesa da educação em Goiás; Sou militante do Grupo de Mulheres Negras Dandaras no Cerrado. Fui coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Química do IQ – UFG entre 2016-2019. Fui representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Goiás nos anos de 2016 -2017. Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR. (2016/2018), Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva- RPEI. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. Fui Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as Gestão 2016-2018. Fui secretária Executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as Gestão 2108-2020. E atual Editora Chefe da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Sou pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, com financiamento do CNPq e do FINEP. Orientei 08 alunxs de doutorado, 17alunxs de mestrado e 53 alunos de Iniciação Científica até o presente momento. Atualmente, oriento 5 alunos de mestrado e 8 alunos de doutorado pelo PPGQ E PPGECM da UFG. Publiquei até o momento mais de 100 artigos em periódicos especializados. Tenho 22 capítulos de livro publicados e três livros publicados. Finalmente atuo na área de Ensino de Química com foco na cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva, Mulheres Negras nas Ciências e políticas de ações afirmativas.

Elison Paim

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós doutor pelo programa de Ensino de História de África pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla- Angola (2020). Bolsista Produtividade CNPq processo 314583/2020-3, chamada PQ ? 2020. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História de junho de 2014 a junho de 2016. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE (2016-2018). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, extensão e Pesquisa na orientação de Tcc, mestrado e doutorado nos seguintes temas: experiência, memória; fazer-se professor, ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais, decolonialidade.