Após uma ampla discussão entre os ex-participantes, quando se indicaram diversas alternativas para continuidade do trabalho, foram definidas duas opções para o módulo avançado:
– desenvolvimento de projetos de pesquisa, centrados na prática pedagógica que desenvolvem em suas respectivas disciplinas;
– aprofundamento teórico sobre a questão da relação ensino-aprendizagem.
Como este segundo ponto também é básico para o desenvolvimento de pesquisa na área do ensino, o grupo optou pelo desenvolvimento de um programa de estudos, neste segundo semestre, focando o processo de ensino-aprendizagem. A ideia é estudarmos três grande linhas teóricas que permitam um olhar sobre o tema. Assim, vamos passar pelo behaviorismo, pela psicogênese piagetiana e pela psicologia histórico-cultural. Obviamente, não será um olhar aprofundado, mas uma análise que permita identificar a lógica de cada abordagem, bem como os principais conceitos.
Com relação ao calendário de encontros, optou-se pelas quintas-feiras, das 17 às 19 horas, no EA2:
Maio – 10 – 17 – 24
Junho- 07 – 14 – 21 – 28