Oficina: O professor promovendo a autonomia de estudantes para o aprender na universidade – 7a Edição


Detalhes do Evento


Oficina: O professor promovendo a autonomia de estudantes para o aprender na universidade – 7a Edição

Profa. Dra. Soely A. J. Polydoro (FE/Unicamp)
Profa. Dra. Camila Alvez Fior (FE/Unicamp)

Público-Alvo: Docentes e Pós-Graduandos

Encontros presenciais das 14 às 16 horas nos dias 28/05, 04, 11 e 18/06.

Vagas Limitadas: 30
(lista de espera com confirmação)

Inscrições: https://forms.gle/yeBb4JdiJ2wCK9XE9

Ementa:
Processo de aprender dos estudantes na universidade. Papel do docente na construção do processo autorregulatório de estudantes.

Objetivos:
1- Promover a reflexão sobre o processo de aprender dos estudantes na universidade e o papel do docente na construção do processo autorregulatório dos estudantes;

2- Instrumentalizar os professores em uma prática de promoção da aprendizagem por meio dos processos de autorregulação, corregulação e regulação compartilhada.

Conteúdo Programático:
– Estudante universitário e o processo de aprendizado;
– Autorregulação da Aprendizagem: definição, dimensões e processos;
– Modelo cíclico de Autorregulação da aprendizagem;
– Intervenção em Autorregulação da aprendizagem;
– Ação docente e promoção da autorregulação da aprendizagem no ensino superior.

Metodologia:
A oficina será desenvolvida no formato de quatro encontros, com duração de 120 minutos. Serão utilizadas metodologias participativas, relatos de experiência, debates, leituras e discussões de textos.

Avaliação:
A avaliação deve ser processual e ocorrerá no decorrer dos encontros. Será constituída também por uma autoavaliação da própria experiência de aprendizado nas Oficinas e da prática docente


Cronograma

28/05 – Encontro 1
– Estudante universitário e o processo de aprendizado
– Autorregulação da aprendizagem: definição, dimensões e processos
Leitura:
Fior, C. & Almeida, L. da S. (2023). Transição e adaptação acadêmicos dos estudantes ao ensino superior. In A. Osti, A. Fior, C.P.P. Canal, L.S. Almeira (orgs). Ensino superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. Pedro & João Editores, p.59-77.
Sugestão: leitura do texto indicado no Encontro 2

04/06 – Encontro 2
– Modelo cíclico de Autorregulação da aprendizagem: Planejamento
– Demandas de autorregulação da aprendizagem no ensino superior
Leitura:
Panadero, E., & Alonso-Tapia, J. (2014). ¿Cómo autorregulan nuestros alumnos? Revisión del modelo cíclico de Zimmerman sobre autorregulación del aprendizaje. Anales de Psicologia, 30(2), 450–462. https://doi.org/10.6018/analesps.30.2.167221

11/06 – Encontro 3
– Modelo cíclico de Autorregulação da aprendizagem: Execução
– Intervenção em autorregulação da aprendizagem por meio da infusão curricular
Leitura:
Sáez, F. M., Díaz, A. E., Panadero, E., & Bruna, D. V. (2018). Systematic review on self- regulated learning competencies in university students and intracurricular programs for its promotion. Formacion Universitaria, 11(6), 83–98. https://doi.org/10.4067/S0718-50062018000600083

18/06 – Encontro 4
– Modelo cíclico de Autorregulação da aprendizagem: Avaliação
– Ação docente e promoção da autorregulação da aprendizagem no ensino superior
Leitura:
Magalhães, C.R.; Santos, A.C.F dos; Fior, C.; Polydoro, S.A.J. (2023). Formação de professores e a autorregulação da aprendizagem na universidade: experiências em duas instituições públicas brasileiras. In J.C.B. Tortella et al. (org). Autorregulação da aprendizagem: Teoria e Práticas. Letra 1, p.125-145.

 


Referências:

Fior, C. & Almeida, L. da S. (2023). Transição e adaptação acadêmicos dos estudantes ao ensino superior. In A. Osti, A. Fior, C.P.P. Canal, L.S. Almeira (orgs). Ensino superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. Pedro & João Editores, p.59-77.

Panadero, E., & Alonso-Tapia, J. (2014). ¿Cómo autorregulan nuestros alumnos? Revisión del modelo cíclico de Zimmerman sobre autorregulación del aprendizaje. Anales de Psicologia, 30(2), 450–462. https://doi.org/10.6018/analesps.30.2.167221

Magalhães, C.R.; Santos, A.C.F dos; Fior, C.; Polydoro, S.A.J. (2023). Formação de professores e a autorregulação da aprendizagem na universidade: experiências em duas instituições públicas brasileiras. In J.C.B. Tortella et al. (org). Autorregulação da aprendizagem: Teoria e Práticas. Letra 1, p.125-145.

Sáez, F. M., Díaz, A. E., Panadero, E., & Bruna, D. V. (2018). Systematic review on self- regulated learning competencies in university students and intracurricular programs for its promotion. Formacion Universitaria, 11(6), 83–98. https://doi.org/10.4067/S0718-50062018000600083

Comentários estão fechados.