Oficina: O professor promovendo a autonomia de estudantes na universidade – 4a Edição

Oficina: O professor promovendo a autonomia de estudantes na universidade

VAGAS LIMITADAS

A oficina O professor promovendo a autonomia de estudantes na universidade foi desenvolvida a partir das atividades de pesquisa e de intervenção realizadas pelo Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior da Faculdade de Educação, e é dirigida aos professores da Unicamp como parte de um processo mais amplo de desenvolvimento docente proposto pelo EA² e objetiva:

1-      Promover a reflexão sobre o processo de aprender dos estudantes na universidade e o papel do docente na construção da autonomia dos alunos;

2-      Instrumentalizar os professores em uma prática de promoção de competências de aprendizagem por meio do processo de autorregulação.

Contexto:

A formação na educação superior tem sido entendida como um processo multifacetado que envolve condições pessoais, características institucionais e a interação entre estudante, instituição e condições externas. Além disso, é sabido que os estudantes respondem diferentemente às características e oportunidades presentes em sua formação.

É amplo o impacto desta vivência no estudante, caracterizando-se por uma rede integrada de mudanças que não se restringem aos aspectos de natureza cognitiva, envolvem um amplo espectro que incluem impactos, que podem ser positivos ou negativos, de natureza psicossocial, de atitudes e valores, assim como a própria carreira e a qualidade de vida (PASCARELLA & TERENZINI, 2005; SANTOS, POLYDORO, TEIXEIRA & BARDAGI, 2010).

Dentre as várias experiências no ensino superior, o domínio acadêmico refere-se às exigências de estudo, responsabilidades, ritmos e estratégias de aprendizagem, bem como diferentes formas de avaliação (ALMEIDA & SOARES, 2003).

Além disso, o processo de ensino-aprendizagem, independentemente do nível de ensino, é um fenômeno complexo, no qual interagem diversos agentes e também uma multiplicidade de fatores associados às pessoas e ao contexto. Considera-se que, se por um lado, há a importância do papel da instituição, incluindo o de seus professores, por outro, é essencial a qualidade do esforço (ASTIN, 1993) e do envolvimento do estudante (KUH, 2009) em relação aos recursos e oportunidades oferecidas.

Diante destas considerações, promover o desenvolvimento de autonomia e a independência do aluno no processo de aprendizagem está diretamente relacionado à função central da educação superior, como agência comprometida com o oferecimento de oportunidades para a formação integral dos alunos.

E as nossas práticas? Caminham nessa direção? Muitas vezes assume-se que a autorregulação da aprendizagem já tenha sido objeto de capacitação anterior, mas, mesmo que tivesse ocorrido de modo satisfatório, ainda é preciso contextualizá-la diante das novas exigências trazidas pelas especificidades da educação superior.

Nesse sentido, ao procurar contribuir para que esse processo não ocorra exclusivamente a cargo do aluno, focaliza-se o papel do professor em sua promoção.

Público-alvo: Professores e Pós Graduandos da Unicamp

Metodologia: A oficina será desenvolvida no formato de seis encontros presenciais semanais, com duração de 60 minutos cada, e organizada com base no projeto “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior” (ROSÁRIO et al. 2012). Serão utilizadas dinâmicas de grupo e atividades práticas como recursos da oficina, incluindo discussão sobre filmes, textos e quadrinhos.

Encontros:

Datas: 26/3, 2/4, 9/4, 16/4, 23/4 (virtual), 30/4

Horário –  das 10 às 12

Local – sala do (EA)² – Ciclo Básico 2º andar, CB 55

Contéudos: O estudante universitário. Abordagem ao ensino e aprendizagem. Ação docente e autorregulação da aprendizagem no ensino superior. Avaliação formativa e aprendizagem autorregulada – estabelecimento de objetivos, papel do feedback e das tarefas extraclasse.

Responsável: Profa. Dra. Soely A. J. Polydoro (FE/Unicamp)

Referências:

ALMEIDA, L. S.; & SOARES, A. P. Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In Mercuri, E. & Polydoro, S. A. J. (Org). Estudante Universitário: características e experiências de formação (pp. 15-40). Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003.

ASTIN, A. W. What matters in college?Four critical years revisited. 1a. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1993.

BEMBENUTTY, H.; CLEARY, T. J.; KITSANTAS, A. (editor) Applications of Self- Regulated Learning Across Diverse Disciplines: A Tribute to Barry J. Zimmerman, Information Age Publishing, 2013

KUH, G. D. What student affairs professionals need to know about student engagement. Journal of College Student Development. 2009, 50 (6), 683-706.

PASCARELLA, E. T., & TERENZINI, P. T. How College Affects Students: a third decade of research. 2ª edição. San Francisco: Jossey-Bass, 2005

ROSÁRIO, P; NÚNEZ, J; PIENDA, J. Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Educação Superior. São Paulo. Editora Almedina, 2012.

SANTOS, A. A. A. DOS, POLYDORO, S. A. J., TEIXEIRA, M. A. P., & BARDAGI, M. P.  Avaliação da integração do aluno ao ensino superior no contexto brasileiro. In: Santos, A. A. A. dos, Sisto, F. F., Boruchovitch, E., & Nascimento, E. do. (Org.). Perspectivas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

ZIMMERMAN & D. H. SCHUNK. Handbook of self-regulation of learning and performance. New York, NY: Taylor & Francis, 2011