Oficina: Integração de ensino e extensão: e agora? (Rodas de Conversa)

Oficina: Integração de ensino e extensão: e agora?

A integração entre ensino e extensão renova os desafios da universidade em suas relações com a sociedade, especialmente, para quem ainda não realiza atividades de extensão. Ao mesmo tempo, traz uma oportunidade única de incorporar, nas mais diversas formações universitárias, as questões cotidianas da sociedade, num processo de diálogo e aprendizados recíprocos capazes de ampliar o potencial transformador dos diferentes modos de conhecimento. Esse encontro entre o diálogo e o potencial transformador abre horizontes promissores para voltarmos nossa atenção  a dimensões complexas e coletivas fundamentais para a promoção da vida digna, comprometida com os Direitos Humanos, a Sustentabilidade, a Justiça Social e Ambiental.

Esta oficina pretende refletir sobre estes temas e apresentar um Curso – a ser realizado pela EDUCORP, aberto a todos os servidores (docentes, pesquisadores, técnicos e administrativos) – com o objetivo de discutir a indissociabilidade entre práticas de extensão, direitos humanos e questões socioambientais, visando sua incorporação nos currículos das formações realizadas na UNICAMP.

Partiremos das boas experiências já desenvolvidas pela UNICAMP e das dúvidas  e das contribuições trazidas pelos participantes desta oficina no intuito de, ao apresentar a proposta do Curso da EDUCORP, incorporar estas questões na sua própria concepção e realização.

O Curso “Integração de Ensino e Extensão: e agora?” está estruturado em 6 encontros temáticos e uma ação pontual junto a um projeto existente de extensão ou junto a uma comunidade/território escolhido pelo cursista. Nesta Roda de Conversa abordaremos os seguintes temas:

1) Fundamentos conceituais da extensão e da educação pela vida

2) Metodologias próprias da extensão

3) Materiais Pedagógicos e subsídios para projetos de extensão

4) Elaboração e aplicação experimental de um projeto de ação pontual

5) Avaliação e discussão das ações realizadas

6) Sistematização de uma comunicação sobre as ações.

E agora? A extensão entrou em nossas pautas e nos convida cada vez mais a atuar? A parceria entre a CAMEJA, o ODH, a ITCP/ProEC, o EA2, a PRG e a Educorp nesta iniciativa pretende ser um convite a olharmos juntos para esse horizonte. Esta oficina, assim como o Curso, é aberta a todos os interessados, com ou sem experiência em projetos e ações de Extensão Universitária.

A oficina será presencial (auditório do EA2), com transmissão pelo canal da PRG no Youtube
Link da Transmissão: https://youtu.be/eFKArL3a-eY

Professores convidados: