Oficina: As Metodologias Ativas e as Estratégias de Ensino Docente como Aliadas na Curricularização da Extensão


Detalhes do Evento


Oficina: As Metodologias Ativas e as Estratégias de Ensino Docente como Aliadas na Curricularização da Extensão

Professor: Getúlio Antero de Deus Júnior – UFG

Carga horária: 3 horas

Formato: On-line

Vagas Limitadas, inscrições em https://forms.gle/WfQRM7kmqT7ihRFu7

Data e horário: 23 de abril de 2024, 14h

Online pelo link (zoom, requer autenticação): https://us06web.zoom.us/j/81887242811

Ementa

A curricularização da extensão. Estratégias de ensino docente. Metodologias ativas. A aprendizagem baseada em problemas (ABP). A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj). Oficina prática dividida em três etapas.

Objetivos

Ao final da disciplina o cursista deverá ser capaz de perceber o potencial das metodologias ativas na educação superior, compreender as principais estratégias do ensino docente, bem como as principais
ferramentas disponíveis para a curricularização da extensão. Na oficina prática, dividida em três etapas, o
cursista realizará atividades por meio de cartões de sensibilização relacionados com o conteúdo da ementa.
Durante a realização da oficina, ocorrerá uma interação entre os cursistas com destaque para: (a) a
identificação dos “papéis” e “identidades” do professor, estudante ou técnico educacional, a identificação das oportunidades disponíveis para aqueles que desejam participar da curricularização da extensão, e
identificação dos riscos ao participar da curricularização da extensão; (b) a elaboração de diversos modelos
visuais de curricularização para compreensão das possibilidades aprovadas pelas Instituições de Ensino
Superior (IES); e (c) a elaboração de modelos para a curricularização da extensão numa disciplina ou eixo
temático com carga horária de dezesseis horas por meio de uma célula curricular híbrida que utiliza aulas
dialogadas e a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj).


Palestrante

Resumo do currículo do professor:
https://www.doctorjunior.club/résumé/

Currículo Lattes do professor:
https://www.doctorjunior.club/lattes


Referências

1. ANASTASIOU, Léa das Graças; ALVES, Leonir Pessate. Processos de Ensinagem na Universidade:
Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora Univille, 2015.

2. BETA, Edinéia Pereira da Silva; et al. Curricularização da Extensão Universitária: da Teoria àPrática. Disponível em: <https://www.unifebe.edu.br/site/wp-content/uploads/curricularizacao-da-
extensao-universitaria-da-teoria-pratica-curricularizacao-da-extensao-universitaria-da-teoria-
pratica.pdf>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2024.

3. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES n. 498/2020. Prorrogação do prazo de
implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Brasília, 2020. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2020-pdf/157501-pces498-20/file>. Acesso em: 23
de fevereiro de 2024.

4. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece
as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7
da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras
providências. Brasília, 2018. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-
/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2024.

5. DEUS JÚNIOR, Getúlio Antero de. A Construção de Currículos por Meio da Aprendizagem
Baseada em Problemas (ABP) e da Aprendizagem Baseada Em Projetos (ABPj). Revista Espaço do
Currículo. João Pessoa: 2024. (Artigo aceito para publicação).

6. DEUS JÚNIOR, Getúlio Antero de. Sistemas de Comunicações Analógicas e Digitais: Uma nova
abordagem por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas e da Aprendizagem Baseada em
Projetos. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.

7. RIBEIRO, Luís Roberto de Camargo. Aprendizagem Baseada em Problemas (APB): Uma
experiência no ensino superior. São Carlos: EdUSCAr, 2010.

8. SERVA, Fernanda Mesquita. Educação superior no Brasil: um estudo sobre a política de
curricularização da extensão universitária. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia
e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Marília, p. 202. 2020. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191811>. Acesso em: 23 de fevereiro
de 2024.

9. SILVA, Demócrito José Rodrigues da; et al. Guia da Curricularização das Ações de Extensão nos
Cursos de Graduação da UFPE. Disponível em:
<https://www.ufpe.br/documents/38978/1182937/Guia+da+Curriculariza%C3%A7%C3%A3o_final_
15_out_21.pdf/7c22de0b-0583-407d-9b0e-e8e36dafecea>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2024.

10. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Universidade Federal de Goiás: Inserção das Atividades
Curriculares de Extensão (ACEx). Comissão ACEx. Disponível em:
<https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/90/o/Apresenta%C3%A7%C3%A3o_ACEx.pdf>. Acesso em:
23 de fevereiro de 2024.

11. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Universidade Federal de São Paulo: Guia para
Curricularização das Atividades de Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de
São Paulo. Disponível em:
<https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/Curriculariza%C3%A7%C3%A3o/GUIA_CUR
RICULARIZACAO_ATIVIDADES_EXTENSAO_CURSOS_GRADUACAO_UNIFESP_28.09.2017.pdf>.
Acesso em: 23 de fevereiro de 2024.

12. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PERNAMBUCO. Universidade Federal do Pernambuco:
Curricularização/Creditação da Extensão. Disponível em:
<https://www.ufpe.br/proexc/curricularizacao>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2024.

Comentários estão fechados.