Inovações Curriculares 2021 – Oficinas


Detalhes do Evento


Inovações Curriculares 2021 – Oficinas

É necessário estar inscrito(a) no Inovações Curriculares 2021 para poder se inscrever e participar das oficinas.

Página oficial do evento. Nesta página também se encontram os horários, palestrantes e seus mini-curricula.

Formulário de inscrição nas oficinas.

Dúvidas? infoea2@unicamp.br

As oficinas tem vagas limitadas e listas de espera. Só é possível se inscrever em uma oficina por período, verifique as descrições abaixo:


24/11 – 14 às 17h

I. Avaliação institucional e planejamento para o engajamento social das universidades: Dimensões e indicadores
Profa. Flávia Colus – UNICAMP
Vagas: 20

Nesta oficina vamos explorar as dimensões do engajamento social nas universidades, e pensar em como as universidades brasileiras podem incluir estas dimensões em seus planejamentos institucionais, bem como em seus mecanismos de avaliação institucional. Vamos entender as diferentes perspectivas sobre o engajamento social nas universidades, e discutir sobre como cada instituição pode achar seu caminho em meio às diferentes perspectivas. Também iremos conversar sobre a avaliação do engajamento nas universidades, os desafios de se criar indicadores para este tema, e algumas possíveis saídas para que as universidades possam incluir o engajamento em seus mecanismos de avaliação institucional.

II. Como traçar estratégias e assegurar a materialização dos objetivos de aprendizagem em atividades didáticas
Profa. Thanuci Silva, Helena Hime Funari e Thales Graça Athanásio, MSc. – INSPER
Vagas: 30

Através de dados coletados a partir da reflexão sobre os planos de ensino e os objetivos de aprendizagem que o compõem, essa oficina irá te ajudar a estabelecer um percurso que assegure a materialização desses objetivos na rotina de aulas. Essa oficina é destinada a todos os professores que exerçam quaisquer atividades didáticas, como disciplinas, cursos de extensão entre outros.

III. O uso da aprendizagem baseada em projetos na elaboração de uma atividade de extensão integradora
Profs. Armando Antonialli e Flávio Watanabe – UFSCAR
Vagas: 30

Dentre as diversas normativas que norteiam a construção dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, como aquelas relacionadas a direitos humanos, educação ambiental, relações étnico-raciais e língua brasileira de sinais, além é claro das diretrizes curriculares de cada área de saber, destaca-se a Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro 2018, que trata da curricularização da extensão. Ainda que a amarração desses requisitos possa parecer um entrave para inovações pedagógicas, não é difícil perceber que se trata de uma oportunidade preciosa para a construção de projetos integrados mediados por metodologias ativas de ensino-aprendizagem e diferentes estratégias de avaliação. Nesta oficina, os participantes poderão vivenciar uma experiência de aprendizagem baseada em projetos cujo foco é a construção de uma componente curricular de caráter extensionista e integrador.

IV. Sala de aula invertida e discussão de artigo científico em aula dialogada
Profa. Fernanda Klein – FOP/UNICAMP
Vagas: 60

O objetivo desta oficina é demonstrar, em uma atividade prática online, a aplicação da sala de aula invertida combinada com aula dialogada envolvendo discussão de artigo científico. Previamente, para promover o engajamento e interesse dos participantes, será enviado um vídeo pré-aula, com conceitos básicos sobre o tema a ser abordado. Na atividade síncrona, para evidenciar a importância do tema para o futuro exercício profissional, os participantes farão, em grupos, a leitura e discussão de trechos de artigos científicos. E, após breve discussão geral, será demonstrada a exposição oral do tópico em estudo, alternada com questões para discussão, relacionando o artigo científico com o assunto da aula. Serão apresentados dados referentes à percepção discente sobre esta estratégia de ensino e será discutida sua utilidade para evidenciar a importância do conhecimento científico e combate a fake news no ensino. Também serão discutidas possibilidades de adaptação destas estratégias a diferentes conteúdos, áreas e cursos.

V. Supporting and managing service learning in Brazil and the USA/Apoio e gestão da integração ensino e extensão no Brasil e nos EUA
Profs. Muriel Gavira – FCA e Mike Bishop – Cornell University/USA
Vagas: 20

Este workshop terá 1,5 horas em português e 1,5 horas em inglês. Objetivo do workshop: Apresentar e discutir as características e diferenças entre o Service Learning no Brasil e nos EUA e a gestão e as melhores práticas do Service-LearningTemas: definição de service learning e integração ensino e extensão; Tipos de aprendizagem experiencial; Sistemas de ensino superior e integração ensino e extensão; Importância da integração ensino e extensão; integração ensino e extensão como estratégia instrucional; gerenciamento de integração ensino e extensão; estratégias de integração ensino e extensão; programas; estratégias de comunicação; avaliação.

VI. Autorregulação da aprendizagem
Profs. Soely Polydoro – FE/UNICAMP, Adriane Pelissoni, Marilda Graciola e Maria José Martins – SAE/UNICAMP
Vagas: 40

A oficina objetiva promover a reflexão sobre o processo de aprender dos estudantes na universidade e o papel do docente e da instituição na construção da autonomia dos alunos, bem como, apresentar e discutir alternativas de uma prática de promoção de competências de aprendizagem por meio do processo de autorregulação. Será organizada com base no projeto “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior” (ROSÁRIO et al. 2017), a partir de breve exposição conceitual e atividades práticas.

 

25/11 – 9 às 12h

VII. Aplicação de jogos educacionais no ensino superior
Profa. Lais Cardozo – Universidade Anhembi Morumbi
Vagas: 60

O objetivo desta oficina é apresentar um jogo educacional e demonstrar, de forma prática, o seu uso no ensino superior. Em grupos, os participantes, serão convidados a resolver um quebra-cabeça sobre o ciclo cardíaco, a fim de vivenciarem a necessidade de lembrar, relacionar e integrar conceitos prévios, bem como de exercer a habilidade de argumentação, durante a atividade. Após a montagem do jogo, serão apresentadas questões sobre o tema a fim de se evidenciar a aplicação dos conceitos aprendidos em situações clínicas. Serão apresentados dados referentes ao efeito de jogos educacionais sobre o aprendizado de alunos de cursos na área da saúde, e serão discutidas possibilidades de adaptação desta estratégia a diferentes conteúdos, áreas e cursos.

VII. BLOGs UNICAMP – Oficina de divulgação científica
Profs. Ana de Medeiros Arnt  e Erica Mariosa – Blogs/UNICAMP
Vagas: 100

Introdução à divulgação científica em plataformas escritas e redes sociais.

IX. LivrosVivos: saberes indígenas, saberes vegetais
Profa. Alik Wunder – FE/UNICAMP
Vagas: 30

A oficina trará criações e pensamentos gerados no LivrosVivos: saberes indígenas, saberes vegetais (Projeto Bolsa Auxílio Social – SAE) realizado com estudantes indígenas da Unicamp de diversos cursos. O projeto visa realizar trocas e criações em torno das experiências e saberes sobre a plantas dos jovens pertencentes a diversos povos indígenas. Criações fotográficas, desenho e narrativas realizadas pelos estudantes envolvem conversas com pai, mãe, avós, tio e tia, bem como lideranças das aldeias/comunidades onde vivem. Como a universidade poderia dialogar e dar visibilidade aos conhecimentos ancestrais dos povos indígenas? Como receber na universidade outras imagens sobre as plantas e as florestas? Como o Vestibular Indígena da Unicamp pode potencializar o diálogo entre ciência e povos indígenas?

X. Alinhamento Construtivo e Metodologias Ativas no Planejamento de Disciplinas de Graduação
Profs. Matheus Lopes – FEEC/UNICAMP
Vagas: 40

Nesta oficina, aplicaremos elementos de alinhamento construtivo para planejar uma disciplina de graduação. Discutiremos como os objetivos de aprendizagem devem ser considerados pelo docente durante o planejamento das atividades e avaliações da disciplina e como algumas metodologias ativas podem ajudar a atingir estes objetivos.

XI. Hack/Make/Explore – Extensão e Difusão Científica através de Experiências Interativas
Profs. André Santache – IC e Coordenador do Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP e Paula. P. Costa – FEEC/UNICAMP
Vagas: 50

Mesmo em meio a uma pandemia, em 2020 o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp atingiu um público de mais 10.000 pessoas, em sua maioria, crianças e jovens de 7 a 15 anos e educadores de todos os estados brasileiros. No mundo online ou presencial, o Museu atua na criação de atividades que abordam o método científico e que fazem uma ponte entre a pesquisa e a comunidade, a partir do contato próximo com pesquisadores de todas as áreas da Unicamp. Este também se tornou um espaço rico para a formação de alunos em atividades de extensão envolvendo difusão científica, onde eles atuam desde o processo de concepção de oficinas até a implantação e aplicação das mesmas. Além de contar um pouco da história e da experiência do Museu, esse mini-curso abordará a metodologia “Hack|Make|Explore” desenvolvida no Museu para a criação de atividades que abordam o método científico. Serão abordados conceitos como: dimensões de atividades não-formais para o desenvolvimento de raciocínio crítico e autônomo, modelo de projeto canvas e diretrizes de planejamento de atividades. O mini-curso contará com estudos de caso e práticas de projeto de atividades. Também será debatida a proposta do Museu de participação de alunos da universidade nesse espaço interdisciplinar de extensão.

XII. Interfaces Interdisciplinares e Multiprofissionais na Extensão Universitária: articulando ensino e pesquisa pela via da extensão no contexto da Pandemia
Prof. Dr. Gustavo Nunes – UFSCAR
Vagas: 300

A partir da experiência do Programa InformaSUS – Comunicação Social e Científica para Democratização da Ciência, da Universidade Federal de São Carlos, como foi possível integrar ensino, pesquisa e extensão no cotidiano da formação universitária. Como foi o processo de articulação de pesquisadores, estudantes, técnicos, ativistas de movimentos sociais e comunidade das áreas da Saúde, Educação, Ciências Sociais, Ciência Política, Computação, Ciência da Informação, Linguística e Geografia para influenciar na resposta social e científica à pandemia e seus impactos. Como resultados, serão apresentados: a rede colaborativa de mais de 20 universidades nacionais e internacionais para a oferta do Curso de Extensão Saúde Coletiva e Periferias, com mais de 16 mil inscritos, ofertado no primeiro semestre de 2021; mais de uma dezena de artigos científicos e produções técnicas realizadas; dois estágios curriculares de graduação integrados; dezenas de certificados para carga horária complementar de graduação em diversos cursos; impactos específicos na formação de graduação de diversos cursos, com destaque para formação em medicina, linguística e tradução/interpretação de LIBRAS. Serão apresentadas métricas de alcance e produção técnica e científica. No debate, a oficina propõe a discussão de elementos teórico-metodológicos e condições institucionais que favorecem a integração ensino, pesquisa e extensão universitária.

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