IngressaGrad – Ciclo de Palestras
O IngressaGrad é um programa especial voltado para os professores que ministram disciplinas no 1º ano da Graduação, com o objetivo de sensibilizar e instrumentalizar o professor para as demandas dos alunos ingressantes, em relação à sua integração ao ambiente universitário, performance acadêmica e desenvolvimento do compromisso com seu curso.
Temas já planejados para estes encontros são:
– “O ingresso no ensino superior e o processo de transição/integração à universidade”;
– “Relatos e reflexão dos desafios enfrentados pelos docentes participantes no exercício da docência no primeiro ano de graduação”;
– “Discussão de propostas de ações para minimizar dificuldades de docentes e alunos e maximizar o sucesso acadêmico do ingressante”.
Próximas Palestras
17/05 – O perfil dos estudantes da Unicamp – Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto – IFCH/COMVEST
Das 9h as 12h – No (EA)2
Palestras realizadas
05/04 – O ano de ingresso na Universidade e o sucesso acadêmico ao longo da graduação – Profa. Dra. Elizabeth Mercuri – FE
12/04 – Um projeto de integração do calouro da EQ no universo da engenharia Profa. Dra. Maria Teresa Moreira Rodrigues – FEQ
05/04 – O ano de ingresso na Universidade e o sucesso acadêmico ao longo da graduação – Profa. Dra. Elizabeth Mercuri – FE
12/04 – Um projeto de integração do calouro da EQ no universo da engenharia Profa. Dra. Maria Teresa Moreira Rodrigues – FEQ
19/04 – Capitanear o aprender no ensino superior – Profa. Dra. Soely A J Polydoro – FE
26/04 – Adaptação ao contexto universitário: Implicações para saúde mental e desenvolvimento educacional – Profa. Dra. Adriane Pelissoni (Setor de Orientação Educacional/SAE) e Profa Dra Tania Freire de Mello (SAPPE)
03/05 – Adaptações curriculares para o ingresso no Ensino Superior: um estudo de caso no IFGW – Prof. Dr. Rickson C. Mesquita (IFGW) & Transição do Enino Médio ao Ensino Universitário: primeiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática – Prof. Dr. Marcelo Firer – IMECC
10/05 – Oficina: Uso de estratégias de ensino para favorecer a adaptação dos alunos ingressantes à rotina universitária – Profa. Dra. Fernanda Klein Marcondes – FOP
É possível se inscrever nas palestras, individualmente, ou no curso como um todo.