Curso – PPC e o Planejamento da Graduação


Detalhes do Evento


PPC E O PLANEJAMENTO DA GRADUAÇÃO: ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO, MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DO CURSO

Público Alvo: Coordenadores de curso, Comissões de graduação, membros do NDE e docentes da Unicamp
Vagas: 100
Ministrado por: Hoper Educação

Cronograma
23/11/2020
30/11/2020
09/12/2020
14/12/2020
Das 10h00 às 12h00
Link de acesso será fornecido aos inscritos confirmados

Carga Horária: O curso foi organizado em 3 módulos de atividades em EaD, com 3 horas para cada módulo na modalidade síncrona, totalizando 9 horas síncronas, mais conteúdo complementar assíncrono.

Transmissão: Atividade transmitida pela plataforma Zoom, fornecida pela Hoper Educação. A gravação da atividade ficará disponível em ambiente virtual de aprendizagem com acesso por 30 dias.

EMENTA DO CURSO

TEMA 1 – Inovações e Elaboração do PPC
✓ Tendências de ensino-aprendizagem nos próximos anos.
✓ Identidade do Curso: Contexto e cenários da região; demanda do curso; e público de interesse da UNICAMP.
✓ Dimensão Social: Ações de extensão; ações de responsabilidade social; pesquisas e iniciação científica; e inserção profissional dos egressos.
✓ Modelo acadêmico sustentável: atendendo aos indicadores das DCNs, o equilíbrio econômico sustentável e conseguindo excelentes resultados de ensino-aprendizagem.
✓ A educação baseada em competências como uma metodologia adequada à nova realidade da educação superior, oferecendo ao estudante uma oportunidade de aprendizagem diferenciada e inovadora, preparando o indivíduo para responder situações, conflitos e problemas relacionados à vida real, considerando uma abordagem interdisciplinar e englobando competências no âmbito social, interpessoal, pessoal e profissional.
✓ Ações necessárias em um processo de reestruturação de curso e o desenvolvimento de um PPC focado em competências.
✓ Avaliação fundamentada no currículo por competências, indicadores de aprendizagem e os impactos na melhoria permanente dos cursos.
✓ Detalhamento dos indicadores de qualidade para a autoavaliação dos cursos, conforme 4 dimensões – Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; Infraestrutura; Produtividade Acadêmica.
✓ A elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a estrutura prevista para o documento e os elementos fundamentais.
✓ O planejamento e a elaboração do currículo do Curso, a integração entre os componentes curriculares e as DCNs.
✓ O planejamento da Coordenação de Curso e do NDE por meio de metas mensuráveis e alinhadas à execução e melhoria do PPC.

TEMA2 – Curricularização da Extensão
✓ Esclarecer a Resolução CNE/CES no 7, de 18 de dezembro de 2018, referente as diretrizes para a Extensão nos cursos superiores e os aspectos legais envolvidos.
✓ O cumprimento da carga horária em atividades de extensão, possibilidades de implantação desta exigência.
✓ Ajustes necessários no PPCs.
✓ Planejamento da extensão integrado aos Cursos.
✓ Relatórios que comprovem as práticas.


Coordenador: Wildenilson Sinhorini

Consultor associado da Hoper Educação desde 2008, com atuação na área acadêmica. Possui 22 anos de experiência como docente na Educação Básica e Superior e 18 anos de experiência como gestor de IES com ênfase na avaliação institucional, planejamento e legislação em Educação Superior. Foi docente e Diretor Geral da Faculdade União das Américas entre 2007 e 2008. Mestre em Educação a Distância, programa “Máster Universitario Educación y TIC (e-Learning)” da Universitat Oberta de Catalunya (UOC, Espanha); Especialista em Inovação e Gestão em Educação a Distância (USP); MBA em Gestão Empresarial (Centro Universitário São Camilo – ES); Aperfeiçoamento Profissional em Gestão Acadêmica (Centro Universitário São Camilo – SP); Cursou créditos no mestrado da Rotterdam University (Holanda), programa “Master in Consultancy and Entrepreneurship”; e Bacharel em Administração (UNIOESTE).

Comentários estão fechados.