Curso – Planejamento das Condições de Ensino, 6a Edição

logo (2)

Prof. Responsável : Prof. Dr. Sérgio Antônio da Silva Leite

No presente curso, pretende-se discutir as etapas consideradas relevantes no processo de planejamento e desenvolvimento do Ensino, na universidade. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as principais decisões que um professor deve tomar para o desenvolvimento adequado do processo de Ensino-Aprendizagem com seus alunos.

É esperado que os docentes participantes:

– identifiquem e analisem as etapas do planejamento do ensino, apontando as alternativas mais adequadas, tendo em vista o sucesso dos seus alunos;

– planejem um programa de ensino para a disciplina em que atuam como professores.

População a que se destina

Professores da Unicamp que atuam no ensino de Graduação

Conteúdos

– Conceitos de Ensino e Aprendizagem. Concepção tradicional: bases teóricas e críticas. Concepção interacionista: bases teóricas e implicações. A relação Ensino-Aprendizagem.

– Definição dos objetivos de ensino: as dimensões relevância e clareza. Os objetivos no Projeto Político Pedagógico do curso. Implicações.

– O início do processo de ensino: o repertório de conhecimentos do aluno como principal referência para o professor. A Avaliação Diagnóstica como instrumento de apoio para a decisão do professor. Implicações.

– Identificação dos conteúdos a serem abordados. Critérios para organização dos conteúdos. Implicações.

– Escolha dos procedimentos de ensino. Definição de atividade de ensino. A estrutura das atividades de ensino. Possíveis problemas de uma atividade de ensino. Definição de procedimento de ensino. Atividades análogas e equivalentes nos procedimentos de ensino. Possíveis problemas de um procedimento de ensino. O ensino ativo. Implicações.

– Escolha dos procedimentos de Avaliação. Conceito de Avaliação: concepções tradicional e emancipatória. Bases teóricas. Possíveis efeitos aversivos da Avaliação. Alternativas para o processo de Avaliação visando ao sucesso do processo de Ensino-Aprendizagem. Avaliação coerente e contínua. Implicações.

– As questões burocráticas e administrativas e o processo de Ensino-Aprendizagem.

Atividades Previstas

– Discussão grupal sobre os temas apresentados.

– Elaboração de um programa de ensino na área de atuação do docente participante. Tal programa deverá ser elaborado por etapas, à medida que os conteúdos do curso forem sendo desenvolvidos.

– Apresentação do programa elaborado para o grupo.

Carga horária e Cronograma

Estão previstos 10 encontros de três horas de duração, num total de 30 horas.

Os encontros ocorrerão nas dependências do EA2, 2º andar do CB I , no período das 14h às 17h, nos seguintes dias:

Outubro: 03 10 17 24 31

Novembro: 07 (14) 21 28

Dezembro: 05 12

Os parênteses referem-se a feriados.

Serão considerados aprovados os alunos que:

– elaborarem adequadamente os seus respectivos programas de ensino, com a entrega do relatório no último encontro;

– participarem, no mínimo, em 08 das aulas previstas.

Os alunos aprovados terão direito ao certificado expedido pela PRG/EA2.