Curso – Planejamento das Condições de Ensino – 14a Edição


Detalhes do Evento


Curso – Planejamento das Condições de Ensino – 14a Edição

Prof. Responsável : Prof. Dr. Sérgio Antônio da Silva Leite – Faculdade de Educação/UNICAMP

No presente curso, pretende-se discutir as etapas consideradas relevantes no processo de planejamento e desenvolvimento do Ensino. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as principais decisões que um professor deve tomar para o desenvolvimento adequado do processo de Ensino-Aprendizagem com seus alunos.

O curso será totalmente online, pela plataforma Google Meet.

Objetivos

É esperado que os professores participantes:

– identifiquem e analisem as etapas do planejamento do ensino, apontando as alternativas mais adequadas, tendo em vista o sucesso dos seus alunos;

– planejem um programa de ensino para a disciplina em que atuam como professores.

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População a que se destina

Professores da Unicamp, COTIL e COTUCA (Doutorandos envolvidos com ensino – caso sobrem vagas).

VAGAS LIMITADAS (30) COM LISTA DE ESPERA

Conteúdos

– Conceitos de Ensino e Aprendizagem. Concepção tradicional: bases teóricas e críticas. Concepção interacionista: bases teóricas e implicações. A relação Ensino-Aprendizagem.

– Definição dos objetivos de ensino: as dimensões relevância e clareza. Os objetivos no Projeto Político Pedagógico do curso. Implicações.

– O início do processo de ensino: o repertório de conhecimentos do aluno como principal referência para o professor. A Avaliação Diagnóstica como instrumento de apoio para a decisão do professor. Implicações.

– Identificação dos conteúdos a serem abordados. Critérios para organização dos conteúdos. Implicações.

– Escolha dos procedimentos de ensino. Definição de atividade de ensino. A estrutura das atividades de ensino. Possíveis problemas de uma atividade de ensino. Definição de procedimento de ensino. Atividades análogas e equivalentes nos procedimentos de ensino. Possíveis problemas de um procedimento de ensino. O ensino ativo. Implicações.

– Escolha dos procedimentos de Avaliação. Conceito de Avaliação: concepções tradicional e emancipatória. Bases teóricas. Possíveis efeitos aversivos da Avaliação. Alternativas para o processo de Avaliação visando ao sucesso do processo de Ensino-Aprendizagem. Avaliação coerente e contínua. Implicações.

– As questões burocráticas e administrativas e o processo de Ensino-Aprendizagem.

 

Atividades Previstas

– Apresentação oral e discussão grupal sobre os temas apresentados.

– Elaboração de um programa de ensino na área de atuação do aluno participante. Tal programa deverá ser elaborado por etapas, à medida que os conteúdos do curso forem sendo desenvolvidos.

– Apresentação dos programas para o grupo.

Carga horária e Cronograma

Estão previstos 12 encontros de três horas de duração cada, num total de 36 horas.

Os encontros ocorrerão no período das 14h às 17h, nos seguintes dias:

          Abril            –      27

          Maio            –     04    11   18    25

          Junho          –     01    08   15    22    29

          Julho           –     06    13


Avaliação

Serão considerados aprovados os professores participantes que:

– elaborarem adequadamente os seus respectivos programas de ensino, com a entrega do relatório no último encontro;

– participarem, no mínimo, em 75% das aulas previstas.

Os docentes participantes aprovados terão direito ao certificado expedido pela PRG/EA2.

 

Inscrição

Vagas preenchidas, aguarde a próxima edição.

 

Obs: Você receberá uma notificação futura se está na lista de espera. O link de participação no Google Meet será enviado antes do início do curso.

 

Bibliografia básica
– ALMEIDA, A. R. S. A emoção e o professor: um estudo à luz da teoria de Henri Wallon. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.13, no. 2, p. 239-249,1997.
– BARROS, F. R. Impacto afetivo das práticas pedagógicas no Ensino Superior: o olhar dos alunos. Tese de Doutorado. Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 2016. (*)
– FALCIN, D.C. Afetividade e condições de ensino: a mediação docente e suas implicações na relação sujeito-objeto. Relatório de Iniciação Científica. Faculdade de Educação, Unicamp, 2003. (*)
– GARZELLA, F. A. C. A disciplina de Cálculo I: análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos. Tese de Doutorado. Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 2013. (*)
– KAGER, S. As dimensões afetivas no processo de avaliação. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 2004. (*)
– LEITE, S. A. S. e TASSONI, E.C.M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. Em Azzi, R. e Sadalla, A. M. (Orgs.) Psicologia e Formação Docente. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 113-141, 2002.
– LEITE, S. A. S. e TAGLIAFERRO, A. R. Afetividade em sala de aula: um professor inesquecível. Psicologia Escolar e Educacional, v.9, no. 2, 247-260, 2005.
– LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, no. 2, 355-368, 2012.
– LEITE, S. A.S. (Org.) Afetividade: as marcas do professor inesquecível. Campinas: Mercado de Letras, 2018.
– LEITE, S. A. S. e FALCIN, D. O professor inesquecível: afetividade nas práticas pedagógicas. Em Souza, M. T. C. e Bussab, V. S. R. (Orgs.) Razão e Emoção: diálogos em construção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 213-254, 2006.
– LEITE, S. A. S. e KAGER, S. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio- Avaliação e políticas públicas, v. 17, no. 62, janeiro-março,109-134, 2009.(*)
– LIMA, V. A. Afetividade e ensino de Matemática: a prática pedagógica de uma professora dos anos iniciais. Dissertação de Mestrado. Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 2019. (*)
– LUCKESI, C. C. Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo. Tecnologia Educacional, no. 61, novembro-dezembro, 6-15, 1984. (*)
– LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem – componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
– ORLANDO, I. R. Afetividade e ensino de língua inglesa: um olhar para as práticas pedagógicas. Dissertação de Mestrado. Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 2019. (*)
– TAGLIAFERRO, A. R. Meu professor inesquecível: a construção de uma memória coletiva. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação, Unicamp, 2003. (*)
– VGOTSK, L. S. A formação social da mente. S. Paulo: Martins Fontes, 1988.
– VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
– WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.

 

Referências Complementares:
– AUSUBEL, D. P. Educational Psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1968.
– BLOOM, B. S. Taxonomia de Objetivos Educacionais. Porto Alegre: Ed. Globo, 1979.
– GALVÃO, I. Henri Wallon – uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Editora Vozes, 2012, 21ª. edição.
– OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed. Scipione, 1993.
– PIMENTA, S. G. e ALMEIDA, M. I. (Orgs.) Pedagogia Universitária – caminho para a formação do professor. São Paulo: Cortez Ed., 2011.

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