Curso – Planejamento das Condições de Ensino – 13a Edição

Curso – Planejamento das Condições de Ensino – 13a Edição

Prof. Responsável : Prof. Dr. Sérgio Antônio da Silva Leite – Faculdade de Educação/UNICAMP

No presente curso, pretende-se discutir as etapas consideradas relevantes no processo de planejamento e desenvolvimento do Ensino. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as principais decisões que um professor deve tomar para o desenvolvimento adequado do processo de Ensino-Aprendizagem com seus alunos.

O curso será totalmente online, pela plataforma Google Meet.

É esperado que os professores participantes:

– identifiquem e analisem as etapas do planejamento do ensino, apontando as alternativas mais adequadas, tendo em vista o sucesso dos seus alunos;

– planejem um programa de ensino para a disciplina em que atuam como professores.

.
População a que se destina

Professores da Unicamp e PEDs que atuam no ensino de Graduação.

VAGAS LIMITADAS (30) COM LISTA DE ESPERA

Conteúdos

– Conceitos de Ensino e Aprendizagem. Concepção tradicional: bases teóricas e críticas. Concepção interacionista: bases teóricas e implicações. A relação Ensino-Aprendizagem.

– Definição dos objetivos de ensino: as dimensões relevância e clareza. Os objetivos no Projeto Político Pedagógico do curso. Implicações.

– O início do processo de ensino: o repertório de conhecimentos do aluno como principal referência para o professor. A Avaliação Diagnóstica como instrumento de apoio para a decisão do professor. Implicações.

– Identificação dos conteúdos a serem abordados. Critérios para organização dos conteúdos. Implicações.

– Escolha dos procedimentos de ensino. Definição de atividade de ensino. A estrutura das atividades de ensino. Possíveis problemas de uma atividade de ensino. Definição de procedimento de ensino. Atividades análogas e equivalentes nos procedimentos de ensino. Possíveis problemas de um procedimento de ensino. O ensino ativo. Implicações.

– Escolha dos procedimentos de Avaliação. Conceito de Avaliação: concepções tradicional e emancipatória. Bases teóricas. Possíveis efeitos aversivos da Avaliação. Alternativas para o processo de Avaliação visando ao sucesso do processo de Ensino-Aprendizagem. Avaliação coerente e contínua. Implicações.

– As questões burocráticas e administrativas e o processo de Ensino-Aprendizagem.

Atividades Previstas

– Apresentação oral e discussão grupal sobre os temas apresentados.

– Elaboração de um programa de ensino na área de atuação do aluno participante. Tal programa deverá ser elaborado por etapas, à medida que os conteúdos do curso forem sendo desenvolvidos.

– Apresentação dos programas para o grupo.

Carga horária e Cronograma

Estão previstos 12 encontros de três horas de duração cada, num total de 36 horas.

Os encontros ocorrerão no período das 14h às 17h, nos seguintes dias:

Setembro    –     01    08    15    22   29

Outubro      –     06    13    20    27

Novembro   –     03    10   17

Serão considerados aprovados os professores participantes que:

– elaborarem adequadamente os seus respectivos programas de ensino, com a entrega do relatório no último encontro;

– participarem, no mínimo, em 75% das aulas previstas.

Os docentes participantes aprovados terão direito ao certificado expedido pela PRG/EA2.

Pré-Inscrição

Obs: Vocè receberá uma notificação futura se está na lista de espera.

Inscrições encerradas – vagas preenchidas