Curso de Estudos Latino-Americanos – Celan 2023


Detalhes do Evento


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Curso de Estudos Latino-Americanos está amparado no convênio de cooperação acadêmica assinado entre a Unicamp e sete universidades argentinas que integram o Conusur – universidades Nacional Arturo Jauretche (Unaj), Nacional de Avellaneda (Undav), Nacional de Hurlingham (Unahur), Nacional de José C. Paz (Unpaz), Nacional de Moreno (UNM), Nacional do Oeste (UNO) e Nacional de Quilmes (UNQ) – como parte de um projeto de integração entre os paéses da região. A América Latina, detentora de abundantes recursos naturais, tem um papel fundamental a desempenhar no mundo multipolar que se projeta. Garantir que o desempenho desse papel sirva ao bem-estar dos nossos povos dependerá, em grande medida, de ações socioeconômicas conjuntas que ultrapassem as atuais barreiras regionais. O Celan propõe-se a dar um pequeno passo nessa direção e aspira a continuar com o atual formato, não descartando, contudo, eventuais adaptações, caso circunstâncias futuras assim o exijam. A sua organização dentro da Unicamp ficou a cargo da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) e do Espa¸co ao Ensino e Aprendizagem (EA2). As aulas semanais ocorrerão nas terças-feiras, `as 17h, de forma intercalada entre professores da Argentina e do Brasil, e serão acessíveis pelo YouTube, em link a ser divulgado oportunamente. Palestras ministradas por professores brasileiros poderão ser acompanhadas presencialmente no Auditório Raízes, localizado no último andar do pr´edio Ciclo Básico I, onde fica o EA2.

Consultas e dúvidas relacionadas ao curso podem ser encaminhadas para o email: celan@unicamp.br.

Acesse o link de transmissão no YouTube da aula inaugural.

Acesse o canal do Celan no YouTube.

Para registrar a sua participação no curso, preencha o formulário disponível neste link.

Programa

Aula 1. 15 de agosto
Aula inaugural. Abertura com a presença de autoridades governamentais e reitores das universidades. O evento ocorrerá presencialmente no Centro de Convenções da Unicamp mas também poderá ser  companhado pelo YouTube no link
https://www.youtube.com/watch?v=lRA9tzIbGMM

Aula 2. 22 de agosto
“O Pêndulo Latino-Americano: esquerdas, direitas e os ciclos políticos da América Latina no século XXI”
Palestrante. Professor André Kaysel Cruz (Unicamp)
Resumo. A aula visa a discutir a alternância entre esquerdas e direitas nos ciclos políticos na América Latina no presente século. Em primeiro lugar, será examinada a chamada “maré rosa”, ou “ciclo progressista”, que caracterizou a política regional na primeira década e meia do século XXI, abordando sua diversidade interna, seus alcances e seus limites. Em segundo lugar, será abordada a “restauração conservadora” e a ascensão das novas direitas, no período que vai de 2015 a 2020, também discutindo suas diferentes variantes e as dificuldades para sua consolidação. Por fim, será discutido o período atual, marcado por forte instabilidade, tanto no âmbito regional como no mundial, propondo a noção gramsciana de “equilíbrio catastrófico”(cenário em que nenhuma força política ´e capaz de exercer a hegemonia) como chave interpretativa para a conjuntura recente.

Aula 3. 29 de agosto
“Condicionantes institucionales e históricos del desarrollo”
Palestrante. Professor Miguel Gutiérrez (UNO)
Resumo. Este seminário tiene por objetivo presentar una serie de autores contemporâneos que realizan un estudio sobre las dinámicas socioeconómicas desde un enfoque institucional e histórico de la generación de capacidades. Se trata de recuperar los análisis sobre las características institucionales que dan cuenta de diferentes tendencias sociales y comportamientos empresarios (incentivos). Será privilegiado el análisis de la incertidumbre. La crisis sanitaria internacional produjo un cambio de las percepciones respecto de las posibilidades de la realización de las acciones de las personas y las comunidades. Se ponderan las categorías relacionadas con lo comunitario (como la solidaridad, la empatía y la sustentabilidad) y a lo individual (relativo al consumo, a la producción y a la expresión) con nuevos condicionantes y desafíos. Se trata de abordar el análisis del nuevo contexto para el estudio de capacidades territoriales. El seminário busca promover la discusión sobre los procesos  socioeconómicos y productivos en la intervención del Sector Público.

Aula 4. 5 de setembro
“Desafios e estratégias para assegurar o direito universal à saúde: análise da experiência do Sistema Único de Saúde do Brasil”
Palestrante. Professor Gastão Wagner Campos (Unicamp)
Resumo. Será apresentado e discutido o desenvolvimento de políticas públicas na área de saúde, com ênfase em diretrizes ético-políticas e modelos de gestão e de cuidados em saúde. Serão reveladas também a história da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos ´últimos anos e as dificuldades e estratégias para assegurar efetividade e qualidade a essa política pública.

Aula 5. 12 de setembro
“Crecimiento, restriccion externa, diversificaci´on productiva y contexto internacional en la Economıa Polıtica para América Latina”
Palestrante. Professor Pablo Tavilla (UNM)
Resumo. Se presentara una propuesta de marco te´orico en que confluyen aportes de la economıa política clasica, la teorıa de crecimiento liderado por la demanda, un institucionalismo polıtico-sociologico o “no neoclasico”y el estructuralismo latinoamericano y só crıtica. El objetivo general apunta a definir los terminos de la problematica de crecimiento sostenido y la profundizacion democratica en un paıs de ingreso medio
para la inspiracion y orientacion de propuestas de políticas economicas y de construccion politico-institucional. Se trataran cuestiones que hacen a la jerarquizacion conceptual del problema de “restriccion externa”como lımite “material”al crecimiento economico sostenido y a la necesidad de políticas de cambio estructural y diversificacion productiva para el siglo XXI, ası como a sus condiciones de posibilidad. Esto
implica el abordaje desde un marco de economıa política, en el sentido de incorporar la cuestion crucial del poder en la disciplina, lo que incluye aspectos como la identificacion de las dimensiones políticas de las restricciones al crecimiento y al desarrollo ası como los decisivos roles estatales en las economıas capitalistas, abarcando las periféricas (roles “keyenesiano”y “estructuralista”para el mediano y largo plazo). En
particular, la presente propuesta se enriquece con perspectivas que envuelven la dimension economica y política internacional, la historia nacional y mundial y aportes desde la teorıa del Estado en autores del âmbito disciplinar de las ciencias políticas. Se incluiran referencias a trabajos de autores que aplican este tipo de marco teorico al analisis de trayectorias de crecimiento.

Aula 6. 19 de setembro
“Pontos de inflexão no sistema climático”
Palestrante. Professor Luiz Marques (Unicamp)
Resumo. A aula definirá os conceitos de pontos de inflexão (tipping points) e de elementos de larga escala  no sistema Terra suscetíveis de cruzar pontos de inflexão (tipping elements). Histórico do problema: (1) a  Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (1992) definiu como objetivo “evitar uma interferência antrópica perigosa no sistema climático”; (2) a quantificação científica desse perigo
(2 ◦C e 1,5 ◦C) e a recente admissão pelo IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) de que os impactos do aquecimento atual (≈ 1,2 ◦C) foram subestimados. No que se refere ao futuro imediato (segundo quarto do século), a aula discorrerá sobre o que se considera ser o aquecimento já inevitável até 2030 e até 2050 e sobre o cruzamento previsto de novos pontos de inflexão no sistema climático (entre 1,5 ◦C e 2 ◦C), sobretudo pela ação das alças de retroalimentação do aquecimento.

Aula 7. 26 de setembro
“El papel del Estado para el desarrollo cient´ıfico y tecnol´ogico en América Latina”
Palestrante. Professora Patricia Gutti (UNQ)
Resumo. La presentacion tendra por objetivo plantear el papel que desempenan los estados para impulsar los procesos de innovacion en América Latina. Para abordar esta tematica se explicara, en primer lugar, las características basicas de los procesos de innovacion; en segundo lugar, se describira el panorama general de la ciencia, la tecnologıa y la innovacion en América Latina a partir de indicadores basicos; y, en tercer lugar, el lugar que ocupan los centros tecnologicos en Argentina y Brasil como puente entre la ciencia (investigacion) y la tecnologıa (aplicacion industrial)

Aula 8. 3 de outubro
“Possibilidades e limites da política econômica no Brasil e na Argentina: uma discussão sob a ótica da soberania monetária”
Palestrante. Professora Simone Deos (Unicamp)
Resumo. A partir de uma reflexão sobre moeda e soberania monetária, a aula se propõe a discutir diferenças fundamentais entre essas duas economias vizinhas, bem como as possibilidades e os limites para a política econômica de cada um desses países. Apontaremos as limitações presentes tanto na teoria econômica tradicional (mainstream) como na literatura heterodoxa (pós-keynesiana estruturalista), quando ambas aproximam, indevidamente, economias com situações substancialmente distintas. Certamente as chamadas economias periféricas, que tem restrição externa, compartilham entre si dessa característica importantíssima, mas isso não permite tratá-las, todas, com o mesmo grau de limitação em relação ao raio de atuação das políticas econômicas.

Aula 9. 10 de outubro
“Integracion de sistemas de salud en el Mercosur”
Palestrantes. Professores Mart´ın Silberman e Mora Castro (Unaj)
Resumo. Sistema de salud en Argentina, problemas, desafıos y oportunidades. Redes de salud en Argentina y só correlato con los sistemas de salud latinoamericanos.

Aula 10. 17 de outubro
“Políticas de ciência e tecnologia para o desenvolvimento da América Latina”
Palestrante. Professor Rafael Dias (Unicamp)
Resumo. A aula irá abordar as possibilidades e os desafios das políticas de ciência e tecnologia (C&T) para o estímulo ao desenvolvimento dos países da América Latina. Partindo de reflexões sobre os elementos históricos que definem as condições estruturais dos sistemas de C&T dos países da região, iremos discutir a importância do pensamento latino-americano em ciência, tecnologia e sociedade na concepção de alternativas para o desenvolvimento. Em seguida, apontaremos as características dos modelos de política dominantes na região. Por fim, discutiremos alternativas para viabilizar, por meio das políticas de C&T, estratégias efetivas de desenvolvimento sustentável e inclusivo no contexto latino-americano.

Aula 11. 24 de outubro
“Protocolo de gênero y só implementaci´on en las universidades”
Palestrantes. Professoras Nora Goren y Rosana Foresti (Unpaz)
Resumo. Se presentar´a el marco a partir del cual se debaten las situaciones de violencias, potencialidades y los lımites de estos conceptos. Para ello, se problematizara el abordaje desde las desigualdades, en dialogo con el abordaje de las violencias. Al mismo tiempo se compartir´a la experiencia Argentina en torno a la conformacion de la Red Interuniversitaria contra las Violencias y la experiencia del espacio universitario relativamente a la atencion y orientacion ante situaciones de violencia de gênero/ LGTBQ+, creado en la Universidad Nacional de Jos´e C. Paz.

Aula 12. 31 de outubro
“Políticas linguísticas no Brasil e na Argentina”
Palestrante. Professora Mónica G. Zoppi Fontana (Unicamp)
Resumo. A aula definirá a noção de políticas linguísticas em sua relação com a construção dos Estados e línguas nacionais e na construção imaginária de identidades, tanto para as línguas quanto para os sujeitos que habitam esses territórios. Serão apresentados estudos de caso envolvendo legislação e debates públicos sobre ensino de espanhol/português nos dois países e sobre o uso da linguagem inclusiva/neutra em instituições de ensino e outras. Serão discutidos a dimensão política das práticas discursivas e seus impactos sobre a gramatização das línguas e as relações sociais desiguais entre seus falantes, com foco nas línguas indígenas.

Aula 13. 7 de novembro
“La transicion energetica en el Mercosur; esquemas de complementacion”
Palestrantes. Professores Jose Marıa Ochoa e Sebasti´an Canziani (Unahur)
Resumo. Analisis de la matriz energetica de la Argentina y las tendencias para la incorporacion de las nuevas energıas renovables. An´alisis de datos de produccion, transporte y distribucion de energıa. Analisis de las fuentes de produccion de energıa y só incidencia en el MERCOSUR. Integracion energetica regional. Seguridad, abastecimiento energetico y bienestar de las sociedades mediante el uso responsable. La
electromovilidad como vector de desarrollo y la produccion de hidrogeno verde en la region. Analisis y conclusiones.

Aula 14. 14 de novembro
“Os desafios do movimento sindical e da luta por direitos no Brasil”
Palestrante. Professora Andreia Galvão (Unicamp)
Resumo. A aula irá abordar questões de ordem estrutural (como a informalidade e o trabalho precário, as tradições políticas autoritárias e repressivas) e conjuntural (como o recrudescimento do neoliberalismo e a crise político-econômica a partir de 2015, as novas tecnologias que reconfiguram o trabalho, a pandemia da covid-19) que afetam a capacidade de organização e ação coletiva dos trabalhadores. Embora o foco
seja o Brasil, muitos dos desafios são compartilhados por diferentes países da América Latina, o que possibilita a introdução de uma perspectiva comparada no debate.

Aula 15. 21 de novembro
“Arte y Malvinas”
Palestrante. Professora Verónica Pereira (Undav)
Resumo. Esta clase invita a analizar distintas creaciones artısticas como veh´ıculos de memorias del terrorismo de Estado durante la ultima dictadura cıvico-militar en Argentina (1976-1983) y de la guerra de Malvinas contra Gran Bretana (1982). Proponemos explorar algunas producciones culturales como laboratorios de memorias que, en distintos contextos hist´orico-pol´ıticos y memoriales, experimentaron esteticamente
y expandieron las fronteras de lo decible y lo audible sobre la violencia estatal. Debido a los reclamos del movimiento de derechos humanos, las experiencias traumaticas asociadas a los crımenes dictatoriales han sido narradas innumerables veces en testimonios orales, ficcionales o judiciales. Sin embargo, estos relatos, como los delconflicto belico del Atlantico Sur, estan lejos de ajustarse a versiones consensuadas
para la ciudadanıa argentina.

 

Comentários estão fechados.