Curso: Avaliação da aprendizagem ou avaliação para a aprendizagem? Processos avaliativos na universidade referenciados na formação humana

Professora : Profa. Dra. Mara Regina Lemes De Sordi – FE/UNICAMP

Datas: 5, 12 e 19 de junho de 2024, 14h as 17h
Local: Sala Multiuso do Espaço de Apoio ao Ensino

Curso presencial

Vagas Limitadas (por ordem de inscrição, com lista de espera)

Inscrições em: https://forms.gle/cdg7nyUc11xS5mKk8

Ementa

• Concepções de avaliação e a leitura das lógicas de ação presentes nas práticas pedagógicas.
  • Desdobramentos da avaliação formativa no trabalho pedagógico na educação superior.
  • Pactos de qualidade negociados e a avaliação a serviço das aprendizagens. Responsabilização participativa.
  • Avaliação como categoria central para a formação crítica e reflexiva dos estudantes universitários: do discurso à ação
  • Subsídios teórico-metodológicos para um novo agir avaliativo

• Problematizar o lugar da avaliação na organização do trabalho pedagógico
  • Discutir as logicas hegemônicas da avaliação da aprendizagem e sua repercussão na formação profissional
  • Identificar os fundamentos da avaliação formativa e os princípios da responsabilização participativa
  • Subsidiar a proposição de dispositivos avaliativos promotores de aprendizagens
  • Fortalecer a ação dos professores universitários no uso da avaliação a serviço das aprendizagens socialmente referenciadas

Programa

Encontro 1: A avaliação como prática social e a tensão inclusão/exclusão historicamente produzida. Avaliação das e para as aprendizagens: uma discussão sobre a responsabilização vertical e participativa
Encontro 2: A avaliação formativa como estratégia propositiva. Um novo olhar sobre o erro e a mediação docente como recurso voltado para as aprendizagens
Encontro 3: Dispositivos avaliativos promotores de aprendizagens referenciadas na formação humana. Experimentações socialmente necessárias

O curso ocorrerá de forma presencial, das 14 às 17 h em junho de 2024. A escolha metodológica buscará problematizar as experiências avaliativas vividas, narradas e produzidas pelos docentes numa perspectiva histórica que permita releituras do passado/presente visando a proposição de alternativas avaliativas emancipatórias, referenciadas na formação humana dos futuros profissionais. Pretende-se que os encontros estimulem e norteiem um olhar vertical para as decisões avaliativas que são tomadas possibilitando uma cultura de avaliação voltada para a apropriação das aprendizagens dos estudantes.

Sobre a Profa. Responsável

Professora Associada da Faculdade de Educação da UNICAMP, graduada em Enfermagem pela USP-SP (1976) , mestre em Enfermagem pela USP-SP(1989), doutora em Educação pela UNICAMP(1993), pós doutora em Educação pela PUC-RJ. Livre docente em Avaliação Educacional pela UNICAMP. Pesquisadora no campo da avaliação educacional tanto na educação superior como na educação básica. Coordena o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED) da Fe Unicamp. Atua como professor permanente no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área da Educação em Saúde .