Formação docente em Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAPs) – Universidade Católica Portuguesa (UCP)

Organização e Realização: CLIL | Católica Learning Innovation Lab, da UCP

Vagas Limitadas

Temas das CAPs
. Curtas de Aprendizagem Ativa / Short Active Learning
. Aprendizagem-Serviço / Service-Learning
. Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos / Project and Problem Based Learning

Duração e dinâmica
Abril a Dezembro de 2024
Encontros mensais de 1h – Online
Datas e horários a serem definidos pelas CAPS no primeiro encontro (final de Abril)

15 Participantes total por CAP

Dinamização realizada por uma equipe de facilitadoras/es.
Criação de um ambiente de partilha de conhecimento entre as pessoas participantes

O que são CAPs?

As Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAPs) visam auxiliar docentes na planificação e implementação de novas abordagens pedagógicas em sala de aula. As pessoas que pretendem participar nesta atividade formativa deverão selecionar apenas uma Comunidade, de acordo com os seus interesses pedagógicos e necessidades percebidas de desenvolvimento profissional. O ciclo de vida de cada CAP decorrerá entre abril e dezembro de 2024, em formato online, oferecendo a oportunidade de aprofundar conhecimentos e explorar práticas diferentes, de uma forma estruturada e deliberada, numa área particular. As atividades das CAPs acontecerão, em sua maioria, durante os encontros mensais.

Ao integrarem uma CAP, as/os docentes vão poder usufruir da troca de experiências entre pares, e contar com o acompanhamento de uma equipe de facilitadoras/es ao longo de todo o processo.

As 3 Comunidades de Aprendizagem e Prática

Curtas de Aprendizagem Ativa
Facilitadoras: Diana Soares, Salomé Silva, Joana Pereira Mata e Sofia Menéres

CAP destinada a docentes que pretendam conhecer e refletir sobre diferentes estratégias de aprendizagem ativa tendo em conta os objetivos específicos do processo de ensino e aprendizagem. Esta CAP centra-se  em estratégias mais pontuais que podem ser utilizadas em vários momentos da unidade curricular, nomeadamente aulas expositivas, trabalhos de grupo e avaliações.

Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas

Facilitadores: Eva Dias de Oliveira, Maria José Serol, Pedro Alves

CAP pensada para docentes que pretendem aprender e refletir sobre a implementação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas ou da Aprendizagem Baseada em Projetos, repensando uma parte de sua prática de modo a incluir PBL em suas aulas.

Aprendizagem-Serviço

Facilitadoras: Joana Filipa Martins e Sofia Rodrigues Câmara
CAP planeada para docentes que pretendem aprender a implementar esta metodologia, repensando a sua prática de modo a incluir orientações para aproximar os conteúdos e as aprendizagens da comunidade exterior (sociedade), promovendo a ação cívica das/dos estudantes.

Sobre a inscrição

Pela reduzida quantidade de vagas, o período de inscrições ficará aberto apenas até 9 de abril (24h de Brasília).

Os critérios de seleção das pessoas interessadas serão os seguintes: ordem de inscrição; coerência da justificativa apresentada na inscrição com relação a área de atuação na universidade; manifestação de disponibilidade de participação em todo o período da CAP. Dessa forma, solicitamos que as pessoas interessadas verifiquem sua agenda antecipadamente e se comprometam a participar até o encerramento das atividades.

Ao acessar o Formulário, selecione a Comunidade de Aprendizagem e Prática em que pretende participar. Note que cada pessoa deverá escolher apenas uma CAP.