Possibilidades e limitações dos sistemas de Inteligência artificial no Ensino e na Pesquisa em Educação em Química: para além do chatGPT

Data e Horário: 27/3/24 – 10h

Local: Online pelo link – por questões de segurança, é necessário fazer login no Zoom (conta gratuita)

Inscrições: https://forms.gle/Ee3ptWc2tM4irStj7

Nesta conversa, buscaremos apresentar alguns dados de pesquisas recentes sobre o uso de sistemas de Inteligência Artificial Generativa que podem apresentar potencialidades para a educação. Não teremos como foco exclusivo o ChatGPT que ganhou notoriedade no último ano, mas traremos também outras ferramentas e dados obtidos a partir do uso, problematizando estes recursos.

Gildo Girotto Junior
Professor do Departamento de Química Analítica da Universidade Estadual de Campinas. Licenciado em Química pela UNESP de Araraquara – Brasil, mestre e doutor em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo – Brasil. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores com ênfase na análise e desenvolvimento de conhecimentos profissionais e tecnológicos, práticas interdisciplinares e propostas de divulgação científica. Atualmente desenvolve um projeto de pós doutoramento na Faculdade de Ciências do Porto investigando competências digitais docentes e propostas STEAM no ensino de Química.

Wilton José Diolindo Nascimento Júnior
Wilton é graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui um mestrado em Físico-Química Orgânica pela UNICAMP, com ênfase em análise conformacional por DFT. Atualmente, ele realiza seu doutorado em Química Educacional, também na UNICAMP, focando em tecnologias aplicadas ao ensino de química. Além de sua carreira acadêmica, Wilton é autor de um livro publicado na Amazon e atua como ilustrador.
Ambos fazemos parte do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências – PEmCiE