Webinar: Uso de Recursos Tecnológicos e Metodologias Ativas: Compartilhando Experiências

Ciclo – Educação na Era digital

Espaço de formação e debate sobre a transição do ensino remoto ao ensino presencial: metodologias, ferramentas, experiências e troca de ideias.

Ciclo de Debates, encontros mensais.

Uso de Recursos Tecnológicos e Metodologias Ativas: Compartilhando Experiências

2o Encontro – 16/11/2021 – 14h

Prof. Dr. José Dutra Neto – FEA-RP/USP
Prof. Dr. Gildo Girotto Jr. – IQ-EA2/UNICAMP

Link para inscrição: https://forms.gle/7nfs9zUmdZeEpvW77
Link para videoconferência (necessário login na plataforma Zoom): https://us06web.zoom.us/j/88284523700

Link para a apresentação-slides

Ementa:
As soft skills são competências essenciais a serem desenvolvidas pelos estudantes e podem contribuir para o sucesso em sua carreira profissional. A integração dos métodos de aprendizagem ativos na prática podem ajudar as instituições de ensino a inovar e melhorar as experiências de aprendizagem. Estudos indicam que as metodologias ativas tem potencial para desenvolver as soft skills, porém existe uma dificuldade de implementação e mensuração dos resultados. Vamos discutir os resultados de algumas experiências de um projeto denominado Pedagogia Digital realizado na USP, onde implementamos algumas experiências com metodologias ativas com potencial de exploração das soft skills.

Prof. Dr. José Dutra Neto

Técnico em Contabilidade na modalidade EaD.Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (1987) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (1999). Fez Pós Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign na faculdade de Educação sobre Qualidade em EaD (2008-2009). É professor Livre-docente pela USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Tecnologias de Aprendizagem, Design Instrucional, Sistemas de Informação. Possui experiência , desde 1999, em diversos LMS como Webct, Teleduc e principalmente Moodle .Foi Coordenador de Design Instrucional do projeto USP/UNIVESP de 2010 a 2011. Foi responsável pela capacitação dos tutores no projeto REDEFOR entre 2011-2012. Coordenador do Núcleo de pesquisa NPT junto a pró-reitoria de cultura e extensão. Organizador do workshop NPT sobre EaD que está em sua nona edição. Membro do comitê científico da ABED a partir de 2011. Orientador de IC na FEA-RP/USP e Mestrado e Doutorado em EaD na Engenharia de Produção (EESC-USP). Membro do Projeto CAPES – Pro-Adm desde 2009 até 2014 . Participante da pesquisa  global com escopo no hemisfério sul sobre OER (financiado pela IDRC -Canadá).

Prof. Dr. Gildo Girotto Jr.

Professor do Departamento de Química Analítica da Universidade Estadual de Campinas. Cursei o doutorado e o mestrado em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e a Licenciatura em Química pela UNESP – Campus Araraquara. As pesquisas desenvolvidas reportam a área de formação de professores com ênfase na análise e desenvolvimento de conhecimentos profissionais e tecnológicos para o ensino, práticas interdisciplinares e propostas de divulgação científica. Atuei como professor de ensino médio em São Paulo. Durante a graduação desenvolvi pesquisas na área de Química de Coordenação, atuando principalmente com síntese e caracterização de compostos de níquel e também na otimização de metodologias de extração em fase sólida para hormônios em diferentes matrizes utilizando ferramentas quimiométricas, na área de Química analítica. Atuo na orientação de bolsistas do PIBID e desenvolvendo pesquisas na área de formação e desenvolvimento de saberes e conhecimentos docentes. Atuo no desenvolvimento de diferentes projetos de extensão voltados a formação de professores e a divulgação científica.