2ª Jornada Internacional da RedAES – Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias na Educação Superior


Detalhes do Evento


“Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias na Educação Superior”

Data: 13 de Junho de 2024
9h30 às 18h

Certificados conforme participação. Listas de presença serão passadas no chat no final do período da manhã e no final do período da tarde.

Online pelos links
Abertura/Mesa 1 (9h30) – https://www.youtube.com/watch?v=6GIMdY_yHlk
Mesa 2 (14h) – https://www.youtube.com/live/lnh61nySA10
Mesa 3 (16h) – https://youtube.com/live/v–0PULwqD8

Organização: Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES)

Inscrições em: https://forms.gle/peNmCG1JvPenyu6DA

 


Programação

Abertura institucional / 9h30
Autoridades representantes da Rede

Mesa 1 / 10h00
Competências de Educadores na Era Digital
Sara Dias-Trindade – Universidade do Porto (Portugal)
Gildo Girotto Junior – Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
Sonia Casillas – Universidad de Salamanca (Espanha)

Mesa 2 / 14h
IA na Educação Superior: Desafios e Oportunidades
Susana Azevedo Caixinha – Universidade de Aveiro (Portugal)
António Andrade – Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
Fernando Santos Osório – Universidade de São Paulo (Brasil)

Mesa 3 / 16h
Construindo Ambientes de Aprendizado Inovadores com Tecnologias Educacionais
Carla Morais – Universidade do Porto (Portugal)
Ligia Tchaika – Universidade Estadual do Maranhão (Brasil)
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel – Universidade Federal de Alagoas (Brasil)

 


Sobre o evento

A 2ª Jornada da RedAES integra o calendário de eventos planejados para o ano de 2024. Nesta segunda edição, convidamos especialistas a compartilharem suas perspectivas, pesquisas e experiências relacionadas às tecnologias educacionais, à inteligência artificial e às competências digitais. Nesse sentido, procuramos fomentar debates e reflexões que promovam o uso eficaz e ético dessas ferramentas na Educação Superior, visando o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas e a qualificação dos processos formativos no âmbito dos cursos de graduação.

Mesa 1: Competências de Educadores na Era Digital
Considerando o contínuo avanço das tecnologias, a primeira mesa pretende abordar problemas encontrados pelos educadores na era digital, bem como conhecimentos necessários para enfrentá-los de maneira adequada no decorrer das atividades pedagógicas. O grupo de especialistas convidados apresentará reflexões, estudos de caso e estratégias para o desenvolvimento das competências digitais e adaptação às novas demandas do cenário educacional contemporâneo.

Mesa 2: IA na Educação Superior: Desafios e Oportunidades
A proposta da mesa é analisar o papel da inteligência artificial (IA) na Educação Superior, destacando os desafios e as oportunidades relacionados aos seus usos. Os pesquisadores e a pesquisadora que compõem o grupo debatedor trarão casos práticos, pesquisas recentes e problematizações acerca de como a IA está sendo abordada em sala de aula, quais suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem e seus impactos na formação docente.

Mesa 3: Construindo Ambientes de Aprendizado Inovadores com Tecnologias Educacionais
Esta mesa foi organizada com o intuito de pensar estratégias e práticas para a construção de ambientes de aprendizado inovadores por meio da integração de tecnologias educacionais. Especialistas apresentarão estudos de caso, modelos de implementação e discussões sobre como as tecnologias podem ser utilizadas de forma criativa para promover experiências de aprendizagem significativas, inclusivas e socialmente referenciadas.

 


Sobre a RedAES

A RedAES é uma organização social e acadêmica composta por nove instituições públicas sediadas no estado de São Paulo, cujo principal objetivo é reunir docentes, gestores(as) e demais profissionais envolvidos(as) com os processos de formação profissional para atuação na Educação Superior. Dessa forma, as instituições parceiras trabalham com a perspectiva de compartilhar conhecimentos e experiências formativas. Ao discutir novas diretrizes educacionais e investigações sobre a Pedagogia Universitária, a rede também busca promover o desenvolvimento de práticas docentes socialmente referenciadas e alinhadas com as demandas da Educação Superior no século XXI.

 


Sobre os palestrantes

 

Sara Dias-Trindade
Doutora em História e em Ciências da Educação e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é Diretora do Mestrado em Ensino de História e investigadora integrada do CITCEM, pertencendo ao grupo “Educação e Desafios Societais”. Até 2023, foi investigadora no CEIS20, onde coordenou o Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais e onde integrou a equipa de coordenação do referido centro. Nos últimos anos tem também coordenado diversos cursos de formação de professores em ambientes digitais, primeiro na Universidade de Coimbra, onde foi docente até 2022, e, atualmente, na Universidade do Porto. As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores e das Tecnologias Educativas. Entre os projetos de investigação em que tem participado, destaca-se a coordenação dos projetos “Competências Digitais dos Professores Portugueses e “Cidades do norte da Lusitânia em cenários de aprendizagem 3D”.

 

Gildo Girotto Júnior
Professor da Universidade Estadual de Campinas, mestre e doutor em ensino de ciências pela USP, com pós-doutorado em tecnologias educacionais pela Universidade do Porto. Atua com pesquisas na formação de professores, tecnologias educacionais e divulgação científica.

 

 

Sonia Casillas Martín
Licenciada en Pedagogía, Licenciada en Psicopedagogía y Doctora en Pedagogía. Imparte docencia en el Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación de la Universidad de Salamanca y docente en los diferentes Grados de la Facultad de Educación y también del Máster las TIC en Educación. Es directora del Grupo de Investigación en Innovación y Educación Digital de la Universidad de Salamanca (EduDIG) y del Máster las TIC en Educación. Autora de numerosas publicaciones entre libros, capítulos y artículos de impacto sobre tecnología educativa y competencia digital. Ha participado y participa en proyectos de investigación, tanto nacionales como internacionales (proyectos europeos), así como en proyectos de transferencia del conocimiento. Ha presentado numerosas ponencias en congresos nacionales e internacionales sobre TIC. Es miembro del comité científico y organizador de numerosos congresos y revistas. Principales líneas de investigación: Innovación educativa, las Tic aplicadas a la educación, Competencia digital en educación.

 

 

Susana Caixinha
Técnica superior do Núcleo de Ensino e Aprendizagem, da Universidade de Aveiro, trabalha na área das competências digitais e apoio a utilização de tecnologias digitais para inovar práticas educativas. Desde 2004 está envolvida na gestão e suporte da plataforma de eLearning da universidade. Licenciada em Informática de gestão e mestre em gestão da informação.

 

 

António Andrade
Docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP), unidade Porto Business School. Professor Associado, doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Mestre em Informática de Gestão (U. Minho). Coordenador do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação na Faculdade de Filosofia da UCP ‑ unidade Braga. Membro da Direção da Faculdade de Economia e Gestão entre Janeiro de 2005 e Janeiro de 2008. Colaborador em vários Cursos de Escolas da UCP (FEP, FACIS, FACFIL, ESB, ICS, FD, FT, EGE).

 

Fernando Santos Osório
Fernando Santos Osório concluiu o doutorado em Informatique Systemes et Communications – no Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG/IMAG) em 1998. Atualmente é professor e pesquisador trabalhando no Depto. de Sistemas de Computação do ICMC-USP (São Carlos-SP), tendo assumindo o cargo em Julho de 2008 em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa, atuando na graduação e pós-graduação (PPG-CCMC e PPG-MECAI). Coordenou o curso de Engenharia de Computação da USP São Carlos EESC/ICMC entre 2015-2017 e 2019-2021. Atuou como professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos entre 1990 e 2008, sendo 8 anos de atuação na pós-graduação. Membro ativo da ACM, IEEE e SBC, onde na SBC integrou o comitê gestor da CEIA (Comissão Especial de Inteligência Artificial 2007-2010). Foi membro do comitê gestor da CER (Comissão Especial de Robótica da SBC 2008-2018) e atuou como coordenador da CER (2014-2016 e 2016-2018). Em 2007, foi nomeado como membro do programa “Distinguished Visitors Program Latin America (DVP-LA 2007-2009)” da IEEE Computer Society.  Atuou na organização de importantes conferências (Chair) e como membro do Comitê de Programa (TPC Member) das mais importantes conferências da área de I.A. no Brasil.

 

Carla Morais
É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia, Doutora e Agregada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar com Agregação e integrante da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É membro integrado do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), onde coordena o grupo de investigação “RG5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade” e é também membro do Laboratório Associado Institute of Molecular Sciences (IMS), no qual integra a linha temática de investigação “LT: CHEMfocus (fundamentals and awareness)”. É diretora do Programa Doutoral em Educação e Divulgação das Ciências e foi membro da comissão instaladora e a primeira diretora do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP. É coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin / Portugal) da Universidade do Porto. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física. As suas áreas de interesse incluem desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas de professores de Física e Química; modelos e processos de divulgação do conhecimento científico e envolvimento e participação dos cidadãos na Ciência; ecologias tecnológicas e digitais no ensino e na divulgação das Ciências.

 

Ligia Tchaika
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Maranhão, docente do Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (doutorado). Coordena o Núcleo de Tecnologias para a Educação da UEMA.

 

 

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ 2) e vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesmac, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco e especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Estágio pós-doutoral em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, Portugal e estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, Coordenador Geral da UAB/UFAL e Coordenador da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) na UFAL, integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, professor associado da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais – UFAL.

 

 

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